Representação da mortalidade hospitalar por causas externas em um município de Minas Gerais

Autores

  • Márcio Cristiano de Melo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniella Yamada Baragatti Universidade de São Paulo - USP
  • Dayanna Mary de Castro Prefeitura de Nova Lima

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.305

Palavras-chave:

causas externas, sistemas de informação, mortalidade hospitalar, morbidade, /epidemiologia

Resumo

Objetivo: descrever a mortalidade hospitalar no SUS por causas externas na população de uma cidade de Minas Gerais, Brasil. Metodologia: trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo realizado no município de Betim/MG, com dados do SIH/SUS, disponibilizados pelo DATASUS no período de 1998 a 2007. Resultados: foram notificados 499 óbitos no período estudado, sendo 397 do sexo masculino e 102 do sexo feminino, caracterizando uma razão de masculinidade de 3,9:1. O maior número de casos notificados foi observado em indivíduos entre 20 e 29 anos (n=115), o tipo de causa que foi responsável por 31,86% dos óbitos foram outras causas externas de lesões acidentais afetando com maior incidência a faixa etária dos 20 aos 59 anos. Conclusão: conclui-se que as causas externas afligem mais homens adultos e idosos quando o desfecho final é o óbito. A insuficiência de políticas de prevenção torna as causas externas um grande desafio para a saúde pública. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Cristiano de Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeiro Especialista em Saúde Coletiva com foco em Epidemiologia, avaliação e informação em serviços de saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua com pesquisas direcionadas à HIV/Aids, sistemas de informação em saúde e doenças de notificação compulsória. Atua como supervisor de campo para o PMAQ do Ministério da Saúde.

Daniella Yamada Baragatti, Universidade de São Paulo - USP

Atua como enfermeira de PSF no município de Campinas - SP. Também é mestranda em Enfermagem Psiquiátrica da EERP/USP. Ribeirão Preto (SP)

Dayanna Mary de Castro, Prefeitura de Nova Lima

Atua como enfermeira de PSF, no município de Nova Lima/MG, sendo aprovada em concurso público. É especialista em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da UFMG, área: Epidemiologia, avaliação e informação em serviços de saúde.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

de Melo, M. C., Baragatti, D. Y., & de Castro, D. M. (2013). Representação da mortalidade hospitalar por causas externas em um município de Minas Gerais. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.305

Edição

Seção

Artigos Originais