Perfil dos alunos de curso Técnico de Enfermagem de uma escola particular em Minas Gerais

Autores

  • Fabiane da Cruz Costa Secretaria Municipal de Saúde de Betim - MG
  • Eline Lima Borges UFMG
  • Miguir Terezinha Vieccelli Donoso UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.327

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Escolas de Enfermagem, Educação.

Resumo

No Brasil a Enfermagem é exercida por três categorias: o enfermeiro, o técnico e o auxiliar de enfermagem. Este trabalho teve como objetivo conhecer o perfil dos discentes de um curso Técnico de Enfermagem de uma escola particular em Minas Gerais. Trata-se de estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, realizado em 2011. A amostra foi de 120 alunos matriculados nos diversos módulos do curso. Utilizou-se um questionário para a coleta de dados, que foram tratados com estatística descritiva. Os resultados mostraram que 87% de estudantes eram do sexo feminino, 51,92% solteiros, 35% na faixa etária entre 20 a 25 anos e 53,84% não possuíam filhos. A maioria já trabalhava em áreas diversas, com renda mensal de um a três salários mínimos.  O deslocamento entre residência-trabalho-escola ocorria no município onde está localizada a instituição de ensino. O conhecimento do perfil de alunos serve como estratégia na construção de projetos político pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane da Cruz Costa, Secretaria Municipal de Saúde de Betim - MG

Enfermeira pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, especialista em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde pela Faculdade Oswaldo Cruz - Campus Balo Horizonte, especialista em Formação Pedagógica em Educação na Área da Saúde: Enfermagem - CEFPEPE/ UFMG. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Betim.

Eline Lima Borges, UFMG

Enfermeira pela Escola de Enfermagem da UFMG. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP - de Ribeirão Preto SP. Docente da Escola de Enfermagem da UFMG.

Miguir Terezinha Vieccelli Donoso, UFMG

Enfermeira pela UFSC. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Docente do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Costa, F. da C., Borges, E. L., & Vieccelli Donoso, M. T. (2013). Perfil dos alunos de curso Técnico de Enfermagem de uma escola particular em Minas Gerais. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.327

Edição

Seção

Artigos Originais