Competência da enfermeira no cuidado pré-natal: potencialidades, entraves e possibilidades

Autores

  • Deisi Cristine Forlin Benedet Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-0665-3104
  • Marilene Loewen Wall Universidade Federal do Paraná
  • Maria Ribeiro Lacerda Universidade Federal do Paraná
  • Andréa Cristina de Moraes Chaves Thuler Universidade Federal do Paraná
  • Camila Caroline Szpin Universidade Federal do Paraná
  • Adriana Aparecida Piler Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3544

Palavras-chave:

Competência profissional, Cuidado Pré-Natal, Cuidado de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: Identificar potencialidades, entraves e possibilidades, quanto ao cuidado pré-natal com competência. Método: Revisão integrativa realizada, em junho de 2018, em cinco bases de dados de amplo acesso na área da saúde, combinaram-se descritores e termos relativos à temática. Incluíram-se artigos originais, disponíveis na íntegra, nos idiomas inglês, espanhol ou português, sem delimitação temporal. Resultados: Foram incluídos 20 estudos, 55% de abordagem quantitativa, e 20% apresentam a definição de competência utilizada. A escuta ativa, vínculo e orientações em saúde são potencialidades apontadas por gestantes e enfermeiras; déficit de conhecimento e habilidade, alta rotatividade de profissionais, metas quantitativas e excesso de trabalho burocrático foram alguns entraves destacados; e educação permanente, feedback da população e maior articulação serviço, ensino e associações de classe constituem-se em algumas possibilidades para desenvolvimento de competência no cuidado prénatal. Considerações finais: Para aperfeiçoar o cuidado prestado, exige-se um esforço coletivo, tanto pessoal como em equipe, das instituições de serviço, ensino e classe, para que a formação desenvolva a competência profissional e, em serviço, essa se perpetue direcionada à responder as necessidades de saúde das gestantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisi Cristine Forlin Benedet, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da UFPR. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano e Enfermagem.

Marilene Loewen Wall, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem da UFPR. Vice-líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano e Enfermagem.

Maria Ribeiro Lacerda, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR. Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFSM. Membro NEPECHE

Andréa Cristina de Moraes Chaves Thuler, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano e Enfermagem.

Camila Caroline Szpin, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira no Hospital de Clínicas da UFPR. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da UFPR. Membro NEPECHE.

Adriana Aparecida Piler, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira do Hospital de Clínicas da UFPR. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Mestrado Profissional da UFPR.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Benedet, D. C. F., Wall, M. L., Lacerda, M. R., Thuler, A. C. de M. C., Szpin, C. C., & Piler, A. A. (2019). Competência da enfermeira no cuidado pré-natal: potencialidades, entraves e possibilidades. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3544

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura