Autoeficácia do aleitamento materno em puérperas de uma maternidade pública do nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3910

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Autoeficácia, Nutrição Materna, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Verificar associação entre variáveis de contextos sociodemográfico e obstétrico com a autoeficácia em amamentar de puérperas residentes no Nordeste brasileiro. Método: Estudo transversal quantitativo realizado em maternidade pública de referência, com 160 mulheres que estavam no puerpério imediato até o 60º dia pós-parto. Dados coletados por meio de entrevistas individuais aplicando-se um formulário para obter informações acerca das características sociodemográficas e obstétricas, além da aplicação da escala de autoeficácia em aleitamento materno, na versão em português. Resultados: Mulheres com idade entre 26 e 35 anos tiveram quase 13 vezes mais chance de praticar alta autoeficácia em amamentar e mulheres com mais de 35 anos tiveram 21 vezes mais chance de ter maior alta autoeficácia. Mulheres que cursaram o ensino fundamental tiveram 39 vezes mais chance de ter maior alta autoeficácia e multíparas tiveram 4,44 mais chance de ter maior alta autoeficácia. Denotou-se que as puérperas tiveram alta autoeficácia para amamentar. Conclusões: A idade materna, a escolaridade, a situação obstétrica mostraram-se estatisticamente significativas para a alta autoeficácia do aleitamento materno, o que demonstra um panorama favorável ao aleitamento materno, sendo necessário acompanhamento do profissional enfermeiro para garantir assistência mais efetiva no apoio à amamentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Floriacy Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora da Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA)

Rafael Cruz Souza, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal do Maranhão

Paula Gabrielle Gomes Candido, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Discente da Pós-graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA)

Leonardo Hunaldo dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Biólogo. Doutor em Melhoramento Genético. Docente do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Docente da Pós-graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA)

Livia Maia Pascoal, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Docente da Pós-graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA). Docente da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (PPGENF/UFMA)

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão

Farmacêutico bioquímico. Doutor em Ciências. Docente do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Docente da Pós-graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA). Docente da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (PPGENF/UFMA)

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Santos, F. S., Souza, R. C., Candido, P. G. G., Santos, L. H. dos, Pascoal, L. M., & Neto, M. S. (2020). Autoeficácia do aleitamento materno em puérperas de uma maternidade pública do nordeste brasileiro. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3910

Edição

Seção

Artigos Originais