Atuação do enfermeiro na atenção básica de saúde: revisão integrativa de literatura

Autores

  • Gusttavo Magalhães Freitas UFT
  • Nayane Sousa Silva Santos UFT

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.443

Palavras-chave:

Atenção básica, Papel do profissional de enfermagem, profissionais da saúde

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar a produção de artigos científicos no período de 2009 a 2013 referentes à atuação do enfermeiro na atenção básica de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, tendo como pergunta norteadora “Como é a atuação do enfermeiro na atenção básica de saúde?”. O levantamento dos dados foi realizado no mês de agosto de 2013. As bases de dados pesquisadas foram: LILACS, BDENF e SciELO, foi utilizado os seguintes descritores: papel do profissional de enfermagem, atenção básica e profissionais de saúde. Foi selecionado quatorze artigos científicos que responderam a questão norteadora através de duas categorias e uma subcategoria que surgiram após a leitura e analise dos estudos. Dentro do limite do estudo, foi possível caracterizar um pouco da realidade da atuação do enfermeiro da atenção básica de saúde no Brasil. Evidenciou nos estudos que o enfermeiro realiza varias ações voltadas para diversidade, tanto na esfera preventiva, quanto na curativa, além de atividades administrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gusttavo Magalhães Freitas, UFT

graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Nayane Sousa Silva Santos, UFT

Mestre em Enfermagem e Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Freitas, G. M., & Santos, N. S. S. (2015). Atuação do enfermeiro na atenção básica de saúde: revisão integrativa de literatura. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.443

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura