Educação para emancipação dos sujeitos: reflexões sobre a prática educativa de enfermeiros

Autores

  • Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - FAMETRO
  • Karla Corrêa Lima Miranda UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.499

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação, Enfermagem

Resumo

Pensar em educação e no porquê de educar remete a reflexões complexas e por vezes filosóficas. Ao admitir a educação em saúde como uma das ferramentas do cuidado da enfermagem compreende-se que esta se apresenta como um signo complexo e multifacetado. Refletir sobre sua fundamentação é não conceber o aprisionamento dessa ação, compreendida como uma prática social. Este estudo propõe uma reflexão e aproximação dos referenciais pedagógicos da educação como subsídio para a prática da enfermagem, com ênfase nas proposições de Saviani, Libâneo e Mizukami. Educar, assim como cuidar, é um desafio para enfermagem, pois não são ações de condicionamento ou de regulação dos sujeitos, mas espaço de encontro, de relação, que considera o outro em suas singularidades e planos, constituindo-se em verdadeiros atos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - FAMETRO

Doutorada em Cuidados Clínicos em Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Cuidado Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Docente do curso de graduação em Enfermagem pela FAMETRO.

Karla Corrêa Lima Miranda, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da UECE, nos Cursos de Graduação e de Enfermagem e Programa de Pós Graduação em Cuidado Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

Coelho, M. de M. F., & Miranda, K. C. L. (2015). Educação para emancipação dos sujeitos: reflexões sobre a prática educativa de enfermeiros. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.499

Edição

Seção

Reflexão Teórica