Perfil epidemiólogico dos usuários de benzodiazepínicos na atenção primária à saúde

Autores

  • Vanessa Pereira Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
  • Nadja Cristiane Lappann Botti UFSJ
  • Valéria Conceição de Oliveira UFSJ
  • Eliete Albano de Azevedo Guimarães UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.546

Palavras-chave:

Benzodiazepínicos, Atenção Primária, Saúde mental.

Resumo

Trata-se de um estudo transversal, cujo objetivo foi de identificar o perfil epidemiologico dos usuários de benzodiazepínicos. A amostra intencional foi composta de 219 usuários de benzodiazepínicos cadastrados em 4 equipes de saúde da família sendo que a coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro a maio de 2013. Para a tabulação e a análise descritiva dos dados utilizou-se os softwares Epidata 3.1. e EPINFO 6.04 Os resultados apontam que a maior parte dos usuários de benzodiazepínicos são do sexo feminino,auto declarados negros ou pardos, com idade entre 53 e 60 anos, com baixo nível de escolaridade e renda familiar. Na caracterização das condições de saúde da amostra,observou-se que 69,9%dos ussuários relatam possuir algum tipo de doença. O Clonazepam foi o BZD mais utilizado. O tempo de uso prolongado foi observado,o que caracteriza uso indevido. O principal motivo de uso foi insônia seguido por motivo de ansiedade. O perfil encontrado direciona para a necessidade de promover mudanças nas condutas de prescrição, dispensação e utilização de benzodiazepínicos nas unidades de APS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Pereira Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Tutora em saúde mental, álcool e outras drogas/ FIOCRUZ/MInistério da saúde.

 

Nadja Cristiane Lappann Botti, UFSJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Psiquiatrica  USP/SP, Professora da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). 

Valéria Conceição de Oliveira, UFSJ

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública da Escola de Enfermagem da USP/Ribeirão Preto, Professora da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). 

Eliete Albano de Azevedo Guimarães, UFSJ

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde, CPqRR/FIOCRUZ, Professora da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

Silva, V. P., Botti, N. C. L., de Oliveira, V. C., & de Azevedo Guimarães, E. A. (2015). Perfil epidemiólogico dos usuários de benzodiazepínicos na atenção primária à saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.546

Edição

Seção

Artigos Originais