As possíveis alterações no estilo de vida e saúde de professores

Autores

  • Lidiane Naiara Teixeira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Ana Laura Rodrigues Universidade Federal de São João Del Re
  • Flávia Mendes Silva Universidade Federal de São João Del Re
  • Renata Cristina da Penha Silveira Universidade Federal de São João Del Re

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.876

Palavras-chave:

Estilo de vida, Trabalho, Docentes, Ensino fundamental e médio, Saúde do trabalho

Resumo

Objetivos: Realizar revisão integrativa da literatura e descrever as possíveis alterações no estilo de vida e saúde de professores nos níveis ensino fundamental, médio, superior. Realizou-se busca nas bases de Literatura Latina-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), identificados por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de 2010 a 2014. Utilizou-se os descritores: Saúde, Trabalho, Docentes, Professor, Ensino fundamental e médio, Estilo de vida, Saúde ocupacional. Foram encontrados 98 artigos, entretanto, apenas 22 foram elegíveis para a pesquisa.  Os resultados mostrados apresentam as principais alterações de saúde da classe profissional de professores, os artigos estudados agruparam e correlacionaram conhecimentos com o atual estilo de vida e qualidade dos mesmos.            

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Naiara Teixeira, Universidade Federal de São João Del Rei

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei UFSJ CCO. Atuando em pesquisas Ciência da Saúde. Foi bolsista do PET Redes de Atenção e Cuidado à Saúde das Pessoas Estomizadas durante o período de agosto de 2013 a abril de 2014, recentemente, participou como voluntária de abril de 2014 a setembro de 2013. Participou como voluntária do projeto de extensão de Cuidados Paliativos. Iniciou como bolsista de Iniciação Científica CNPQ UFSJ em agosto de 2014 até julho de 2015. Técnica em administração com ênfase em gestão de negócios. Atuará na pesquisa com os seguintes temas: Saúde do Trabalhador; Acidentes de Trabalho; Estilo de vida e Promoção em saúde.

Ana Laura Rodrigues, Universidade Federal de São João Del Re

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei UFSJ CCO.

Flávia Mendes Silva, Universidade Federal de São João Del Re

Enfermeira Especialista em Oncologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei, Campus CCO-Dona Lindu.

 

Renata Cristina da Penha Silveira, Universidade Federal de São João Del Re

Enfermeira. Mestre, Doutora e Pós Doutora em Enfermgem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Professor Adjunto IV da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus CCO-Dona Lindu.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

Teixeira, L. N., Rodrigues, A. L., Silva, F. M., & Silveira, R. C. da P. (2015). As possíveis alterações no estilo de vida e saúde de professores. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.876

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura