Saberes e práticas de acadêmicos sobre os sistemas de classificação de enfermagem

Autores

  • Graziele Ribeiro Bitencourt Universidade Federal Fluminense
  • Fabricio Moura Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Rosimere Ferreira Santana Universidade Federal Fluminense
  • Dalvani Marques
  • Isamara da Conceição Moraes da Rocha
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.969

Palavras-chave:

Enfermagem, Classificação, Educação superior, Processo de enfermagem, Diagnóstico de enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar os saberes e práticas dos acadêmicos sobre o uso das classificações em enfermagem. Método: estudo descritivo, do tipo Survey, com 58 graduandos em enfermagem do sétimo (18), oitavo(20) e nono(20) períodos de uma Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado, analisado por estatística descritiva simples e análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: dentre as classificações mais citadas pelos discentes estão: Nanda-I(58), NIC(55), NOC(55) e CIPE(56). Quanto ao uso dos sistemas de classificação, destaca-se como ponto positivo a associação entre o uso das classificações e a agilidade do processo de enfermagem (10) e como ponto negativo a dificuldade de manuseio dos livros(13). Conclusão: o ensino das classificações foi descrito segundo uma trajetória crescente de aprendizagem, possibilitando, com isso, uma associação entre a teoria e a prática, e a aplicabilidade do uso das classificações favorece ainda a tomada de decisão clínica. 

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Biografia do Autor

Graziele Ribeiro Bitencourt, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestra em enfermagem. Universidade Federal Fluminense

Fabricio Moura Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Graduação em enfermagem. Universidade Federal Fluminense

Dalvani Marques

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Universidade Federal Fluminense

Isamara da Conceição Moraes da Rocha

Enfermeira. Graduação em enfermagem. Universidade Federal Fluminense

Ana Carla Dantas Cavalcanti, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Graduação em enfermagem. Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Bitencourt, G. R., Oliveira, F. M., Santana, R. F., Marques, D., Rocha, I. da C. M. da, & Cavalcanti, A. C. D. (2016). Saberes e práticas de acadêmicos sobre os sistemas de classificação de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(2). https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.969

Edição

Seção

Artigos Originais