Capacidade de autocuidado de idosos atendidos pela consulta de enfermagem na atenção secundária à saúde

Autores

  • Fernanda Vieira Nicolato Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alcimar Marcelo do Couto Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Edna Aparecida Barbosa de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.1016

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Autocuidado, Educação em saúde.

Resumo

Objetivo: analisar a capacidade de autocuidado de idosos atendidos pela consulta de enfermagem em um ambulatório multiprofissional de atenção à saúde do idoso e levantar as características sociodemográficas e epidemiológicas deste grupo populacional. Método: estudo descritivo e exploratório, com aplicação de uma escala para a avaliação da capacidade do autocuidado, de autoria dos pesquisadores, em fase de validação e um questionário sociodemográfico e epidemiológico. Participaram deste estudo 40 idosos. Resultados: predominaram idosos do gênero feminino (77,5%), com idade entre 60 a 69 anos, vivendo em união civil estável, aposentados ou pensionistas com um salário-mínimo, com baixa escolaridade. À avaliação, 40,0% relataram um episódio de queda no último ano. Quanto à classificação da capacidade de autocuidado, 77,5 % foram classificados como independentes; 17,5 % com algum grau de dependência e 5,0 % como totalmente dependentes. Conclusão: os resultados apontaram que o idoso demonstra comportamento de busca de atendimentos na atenção secundária com a meta de aprender a desempenhar o autocuidado geral e terapêutico. O modo de intervenção da enfermagem utilizado neste nível de atenção, adotando o sistema de enfermagem proposto por Dorothea Orem, foi o de apoio-educação, sobressaindo-se as ações de orientação e ensino de autocuidado terapêutico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Vieira Nicolato, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira pós-graduada em Saúde do Adulto na modalidade Residência pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora-HU/UFJF, mestranda em enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF,

Alcimar Marcelo do Couto, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Enfermeiro gerontólogo. Especialista em Saúde da Família e Formação Pedagógica em Saúde. Mestre em Enfermagem pela UFJF. Atua no Centro Mais Vida de atenção a saúde do idoso de Belo Horizonte.

Edna Aparecida Barbosa de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social. Professora  da Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Enfermagem Aplicada.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Nicolato, F. V., do Couto, A. M., & de Castro, E. A. B. (2016). Capacidade de autocuidado de idosos atendidos pela consulta de enfermagem na atenção secundária à saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(2). https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.1016

Edição

Seção

Artigos Originais