Consumo de álcool e qualidade de vida em idosos na saúde da família

Autores

  • Sônia Maria Soares Escola de Enfermagem da UFMG
  • Elenice Dias Ribeiro de Paula Lima Escola de Enfermagem da UFMG
  • Madeline A. Naegle College of Nursing. New York University
  • Patrícia Aparecida Barbosa Silva Escola de Enfermagem da UFMG
  • Joseph Fabiano Guimarães Santos Hospital Governador Israel Pinheiro
  • Líliam Barbosa Silva Escola de Enfermagem da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1184

Palavras-chave:

Idoso, Consumo de bebidas alcoólicas, Qualidade de vida, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O estudo tem como objetivo avaliar a associação entre o consumo de álcool e qualidade de vida em idosos. Trata-se de estudo transversal envolvendo idosos (n = 593), usuários de unidades básicas de saúde. Foram utilizados os instrumentos Alcohol Use Disorders Identification Test-Consumption para avaliar o consumo de álcool e World Health Organization Quality of Life-Bref para avaliar a qualidade de vida. Regressão logística foi utilizada para verificar associação entre consumo de álcool e variáveis independentes; e técnica de análise de agrupamentos para análise de possíveis grupos homogêneos entre idosos com rastreamento positivo para alcoolismo e qualidade de vida. Foi encontrado prevalência de consumo de bebida alcóolica de 8,9%. As variáveis escore Qualidade de Vida Geral < 60, depressão e faixa etária 70 a 79 anos mantiveram associação significativa com o desfecho. Obteve-se dois grupos homogêneos distintos dispostos em cinco subgrupos. Estratégias de enfrentamento devem ser contempladas nos planos de ações das políticas públicas e alerta metodológico na forma de expor a variável alcoolismo é necessário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Soares, Escola de Enfermagem da UFMG

Graduada em Enfermagem. Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora Associada III do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Sônia Maria Soares

Av. Professor Alfredo Balena, 190, sala 200 - Bairro Santa Efigênia, 30130-100 Belo Horizonte, MG, Brasil

Tel: (31) 3409-9724; Fax: (31) 3248-9827.

Elenice Dias Ribeiro de Paula Lima, Escola de Enfermagem da UFMG

Graduada em Enfermagem. Doutorado em Research and Theory Development pela New York University. Professora Adjunta III do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Madeline A. Naegle, College of Nursing. New York University

Graduada em Enfermagem. Doutorado em Saúde Mental pela New York University. Professora do College of Nursing, New York University. Diretora do WHO Collaborating Center in Geriatric Nursing Education.

Patrícia Aparecida Barbosa Silva, Escola de Enfermagem da UFMG

Graduada em Enfermagem. Doutoranda em Saúde e Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Joseph Fabiano Guimarães Santos, Hospital Governador Israel Pinheiro

Graduado em Medicina. Doutorado em Epidemiologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Médico Intensivista pelo Hospital Governador Israel Pinheiro/IPSEMG.

Líliam Barbosa Silva, Escola de Enfermagem da UFMG

Graduada em Enfermagem. Doutoranda em Saúde e Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2016-12-02

Como Citar

Soares, S. M., Lima, E. D. R. de P., Naegle, M. A., Silva, P. A. B., Santos, J. F. G., & Silva, L. B. (2016). Consumo de álcool e qualidade de vida em idosos na saúde da família. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(3). https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1184

Edição

Seção

Artigos Originais