A utilização do lúdico como estratégia de inovação no ensino da enfermagem

Autores

  • Jeane Barros de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL
  • Liane Colliselli Universidade Federal Fronteira Sul
  • Valéria Silvana Faganello Madureira Universidade Federal Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1227

Palavras-chave:

Enfermagem, Aprendizagem baseada em problemas, Docentes, Avaliação educacional

Resumo

Objetivo: compartilhar a experiência desenvolvida através de uma gincana teórica como estratégia de avaliação no processo ensino aprendizagem. Método: Os acadêmicos foram divididos em grupos, onde desenvolveram atividades previamente estabelecidas no início do semestre. No último dia de aula, os grupos apresentaram suas produções e participaram ativamente da gincana, com perguntas referentes aos conteúdos trabalhados e brincadeiras interativas. Resultados: Constatou-se a importância do lúdico no desenvolvimento e avaliação dos conteúdos, uma vez que possibilitou aos estudantes a participação ativa na construção do conhecimento, através do aprofundamento dos conteúdos, da reflexão e interação com os colegas da equipe. Conclusão: Considera-se relevante a utilização do lúdico como ferramenta didática no processo ensino aprendizagem, possibilitando ao estudante o protagonismo na construção do seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Barros de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL

Enfermeira. Doutora em Ciencias. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Chapecó

Liane Colliselli, Universidade Federal Fronteira Sul

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Curso de Graduaçao em Enfermagem da Universidade Federal Fronteria Sul - Campus Chapecó

Valéria Silvana Faganello Madureira, Universidade Federal Fronteira Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Chapecó

Downloads

Publicado

2017-07-08

Como Citar

Souza, J. B. de, Colliselli, L., & Madureira, V. S. F. (2017). A utilização do lúdico como estratégia de inovação no ensino da enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1227

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica