Visita domiciliar a idosos: características e fatores associados

Autores

  • Gerson Souza Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Isabel Cristina Kowal Olm Cunha Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1271

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Visita domiciliar, Envelhecimento da população.

Resumo

Objetivo: analisar os fatores associados à visita domiciliar na população idosa e suas características segundo os preceitos da Estratégia Saúde da Família. Método: estudo transversal de base populacional com amostra representativa de 340 indivíduos com 60 anos ou mais residentes na zona urbana de São Paulo, SP. Resultados: a única variável que apresentou efeito estatisticamente significativo na visita domiciliar foi “passar em consulta médica na UBS” (p-valor = 0,0022). O odds ratio estimado para essa variável foi de 2,369, com intervalo de 95% de confiança. Conclusão: os resultados do presente estudo mostraram que os idosos avaliados eram mulheres na faixa etária de 60 a 69 anos, com baixa escolaridade, renda familiar insuficiente, vivendo sem cônjuge, dependentes do Sistema único de Saúde, havendo presença de doenças crônicas com destaque para hipertensão arterial e incapacidade para desempenho de atividades instrumentais da vida diária. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Souza Santos, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Enfermagem, Doutor em Ciências da Saúde. Universidade Federal de São Paulo.

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Enfermagem, Professora Titular Livre Docente - Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Santos, G. S., & Kowal Olm Cunha, I. C. (2017). Visita domiciliar a idosos: características e fatores associados. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1271

Edição

Seção

Artigos Originais