Abordagem terapêutica da dor em neonatos sob cuidados intensivos: Uma breve revisão

Autores

  • Anne Caruline Mendes do Prado Falcão Faculdade Anhanguera de Brasilia
  • Ana Lígia da Silva Sousa Faculdade Anhanguera de Brasilia
  • Marina Morato Stival Universidade de Brasilia-FCE
  • Luciano Ramos Lima Universidade de Brasilia-FCE

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.130

Palavras-chave:

Recém-Nascido, Medição da Dor, Enfermagem Neonatal, Dor, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

Resumo

Nesse trabalho propõem-se analisar a produção científica brasileira sobre avaliação e abordagem terapêutica da dor em neonatos sob cuidados intensivos. A revisão integrativa foi realizada entre os meses de Agosto e Setembro de 2010, nas bases de dados da BVS e abrangeu publicações de última década. Dentre as publicações identificadas, foram selecionados 19 artigos que tratam diretamente sobre o tema pesquisado. A escala de avaliação mais utilizada para diagnóstico da dor neonatal foi a NIPS. A partir da pesquisa verificou-se que ainda há pouca intervenção, na prática, para tratar a dor vivenciada por neonatos durante procedimentos dolorosos no ambiente da UTIN. Dentre as principais medidas para alívio da dor, encontra-se a administração de analgésicos e o uso combinado de sucção não nutritiva e glicose oral. O estabelecimento de métodos para avaliação e tratamento da dor associado à sistematização da assistência de enfermagem podem contribuir positivamente para uma assistência mais humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Caruline Mendes do Prado Falcão, Faculdade Anhanguera de Brasilia

Enfermeira, graduada pela Faculdade Anhanguera de Brasília, Pós-Graduanda em Neonatologia pelo Centro Universitário São Camilo de Brasília.

Ana Lígia da Silva Sousa, Faculdade Anhanguera de Brasilia

Enfermeira,  Especialista em Obstetricia pela FEPECS-DF,  Professora Assitente e Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Brasilia-DF

Marina Morato Stival, Universidade de Brasilia-FCE

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Escola Enfermagem de Minas Gerais (EEUFMG). Professora da Universidade de Brasília (UNB-FCE).

Luciano Ramos Lima, Universidade de Brasilia-FCE

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem pela FENUFG, especialista em UTI pela EEUFMG, Professor Assistente UNB-FCE

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Falcão, A. C. M. do P., Sousa, A. L. da S., Stival, M. M., & Lima, L. R. (2012). Abordagem terapêutica da dor em neonatos sob cuidados intensivos: Uma breve revisão. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.130

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura