Atividades desenvolvidas por enfermeiros no PSF e dificuldades em romper o modelo flexneriano

Autores

  • Simone Albino Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Flavia Oliveira Universidade Federal de Alfenas
  • Caroline Maia Spinola Universidade Federal de Alfenas
  • Virginia Celia Poleto Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.14

Palavras-chave:

Enfermagem Programa Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O Programa Saúde da Família surgiu como uma nova estratégia estruturante dos serviços de saúde, subistitutiva ao modelo Clinico-Bio-Flexneriano. Este estudo teve como objetivo conhecer quais são as atividades e principais dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros do PSF no município de Alfenas – MG em romper com o modelo flexneriano. É um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, com o universo de enfermeiros atuantes nas unidades do PSF de Alfenas – MG. Utilizou-se para coleta de dados um formulário com questões objetivas que permitiram caracterizar a população e um roteiro contendo entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram gravadas, transcritas, lidas e analisadas com base nas análises de discurso. O perfil da população revela dedicação exclusiva; experiência adquirida quanto à estrutura de toda a organização da unidade; interesse na área; busca de conhecimento contínuo nas inovações em saúde; conhecimento epidemiológico da área adscrita, mas com dificuldade em fortalecer o vínculo e reconhecer a necessidade da comunidade. Os resultados também mostram, em sua maioria, atividades exercidas pelos enfermeiros predominantemente de aspecto curativo; dificuldade quanto à autonomia; problemas de relacionamento interpessoal de pequena dimensão; descaso da gestão pública e o não entendimento da população sobre a proposta do trabalho do PSF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Albino Silva, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Mestre em Administração. Professora Assistente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da  Escola de Enfermagem da USP.

Flavia Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas

Caroline Maia Spinola, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas

Virginia Celia Poleto, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas

Downloads

Publicado

2011-06-06

Como Citar

Silva, S. A., Oliveira, F., Spinola, C. M., & Poleto, V. C. (2011). Atividades desenvolvidas por enfermeiros no PSF e dificuldades em romper o modelo flexneriano. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.14

Edição

Seção

Artigos Originais