A visão das gestantes acerca da participação do homem no processo gestacional

Autores

  • Letícia Ábdon Caldeira Universidade Federal de Viçosa
  • Lílian Fernandes Arial Ayres Universidade Federal de Viçosa
  • Laís Vanessa Assunção Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Bruno David Henriques Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1417

Palavras-chave:

Paternidade, Cuidado pré-natal, Apoio social, Gravidez.

Resumo

Objetivo: Analisar a visão das gestantes quanto à participação do homem durante o processo gestacional e as consultas de prénatal. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, avaliada por meio de análise de conteúdo, que teve como sujeitos as gestantes cadastradas em duas Estratégias de Saúde da Família. Resultados: A pesquisa apontou o apoio ofertado em âmbito familiar como essencial para a gestante e a ausência do homem durante a consulta foi entendida e justificada pelo horário de trabalho do companheiro, na maioria das vezes. Conclusão: Assim, depreende-se que existe a necessidade de estabelecimento de vínculo entre a tríade mãe-pai-filho para o melhor desenvolvimento da gestação. Os profissionais de saúde envolvidos na Atenção Primária à Saúde podem contribuir para esse processo e devem estimular e facilitar a participação do homem durante as consultas de pré-natal, entre outras atividades realizadas nesse cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Ábdon Caldeira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Lílian Fernandes Arial Ayres, Universidade Federal de Viçosa

Doutorado em nfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Laís Vanessa Assunção Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Residente em Enfermagem Obstétrica no Hospital Sofia Feldman. Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Bruno David Henriques, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Chefe do departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Minas Geais (UFV).

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Caldeira, L. Ábdon, Ayres, L. F. A., Oliveira, L. V. A., & Henriques, B. D. (2017). A visão das gestantes acerca da participação do homem no processo gestacional. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1417

Edição

Seção

Artigos Originais