Perspectivas e dilemas da enfermagem na pós-modernidade: dialogando com Zygmunt Bauman

Autores

  • Antônio Jorge Silva Correa Júnior Universidade Federal do Pará
  • Raisa Silva Martins Universidade Federal do Pará
  • Mary Elizabeth de Santana Universidade Federal do Pará; Universidade Estadual do Pará

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1615

Palavras-chave:

Enfermagem Holística, Teoria de Enfermagem, Sociologia.

Resumo

Objetivo: refletir sobre temas cruciais do cuidar em saúde e da prática de enfermagem sob a lente do sociólogo Zygmunt Bauman e do paradigma pós-moderno descrito em suas obras. Método: estudo teórico-reflexivo baseado no fichamento de livros de autoria de Zygmunt Bauman, complementados com conclusões e formulações de outros estudos. Resultados: as temáticas examinadas foram o amor, amor-próprio, redes de apoio, desgaste dos laços humanos, atrição com sistemas de cuidado tradicionais, refugo humano, volatilidade das posições sociais, no mercado de trabalho e identidade. Seguindo uma linha de pensamento inteligível, foram desenvolvidas ao longo de três eixos de discussão: “Dilemas da fragilidade dos laços humanos e breves paralelismos com o cuidar em saúde”; “Antigo dilema líquido dos refugados e dos sistemas de cuidado: necessidade das teorias holísticas”; e “Regime de crise e dilemas na configuração teórico-sócio-identitária do trabalho de enfermagem”. Conclusão: Bauman analisa extensivamente e com pessimismo a pós-modernidade, reafirmando-a como desgastada em diversos âmbitos. O cuidar de enfermagem encontra incalculáveis barreiras diante da desvalorização dos vínculos, decerto valorizar, resgatando teorias holísticas de enfermagem, são os mecanismos para lutar contra tal contexto, culminando em uma árdua, fundamental e permanente configuração teórico-sócio-identitária da enfermagem na pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Jorge Silva Correa Júnior, Universidade Federal do Pará

Graduado no curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará. Mestrando do programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Pará.

Raisa Silva Martins, Universidade Federal do Pará

Graduada no curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará.

Mary Elizabeth de Santana, Universidade Federal do Pará; Universidade Estadual do Pará

Enfermeira; Pós-Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; Professora Titular da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará; Professora Associado I da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Correa Júnior, A. J. S., Martins, R. S., & Santana, M. E. de. (2017). Perspectivas e dilemas da enfermagem na pós-modernidade: dialogando com Zygmunt Bauman. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1615

Edição

Seção

Reflexão Teórica