A vivência de adolescentes assistidas por enfermeiros obstetras durante o processo de parturição

Autores

  • Priscilla Cavalcante Lima Universidade Federal do Piauí
  • Milena France Alves Cavalcante Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/CEUT
  • Simone Silva e Santos Melo Universidade Federal do Piauí
  • Verbênia Cipriano Feitosa Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/CEUT.
  • Márcia Teles de Oliveira Gouveia Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1823

Palavras-chave:

Enfermagem obstétrica, Parto humanizado, Adolescente.

Resumo

Objetivos: descrever a vivência de adolescentes durante o processo de parturição e a atuação da enfermagem obstétrica com base nos depoimentos das adolescentes e discutir à luz da literatura pertinente. Método: pesquisa descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, com dez puérperas adolescentes do alojamento conjunto da Maternidade de Referência Estadual do Piauí, mediante entrevista semiestruturada analisada com os preceitos da análise temática. Resultados: permitiu identificar o aflorar de sentimentos e sensações das adolescentes no processo parturitivo como a dor e a satisfação de ver o filho e a inserção de tecnologias não invasivas de alívio da dor utilizadas pelos enfermeiros obstetras. Conclusão: As adolescentes reconheceram os benefícios das tecnologias não invasivas de alívio da dor para a redução do tempo do trabalho de parto e a importância da atuação do enfermeiro obstetra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Cavalcante Lima, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira Obstetra pela Universidade Federal do Paiuí. Mestranda de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paiuí.

Milena France Alves Cavalcante, Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/CEUT

Mestre de Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Saúde Pública (UNICSUL); Atenção Psicossocial (UFPI) e Terapias Naturalistas (BIONAT- Em andamento). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí.

Simone Silva e Santos Melo, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Enfermeira Obstetra. Fez Residência em Saúde da Mulher do Instituto Materno Integral Prof Fernando Figueira - IMIP. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Instituição de Ensino Superior Múltiplo.

Verbênia Cipriano Feitosa, Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/CEUT.

Mestre em Enfermagem. Especialização em Saúde Publica,Especialização em Obstetrícia pela Universidade Federal do Piauí. Graduação em Enfermagem pela Universidade federal do Piauí.

Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Ciências pela ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO da Universidade de São Paulo. mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Estadual da Paraíba. Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraiba.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Lima, P. C., Cavalcante, M. F. A., Melo, S. S. e S., Feitosa, V. C., & Gouveia, M. T. de O. (2017). A vivência de adolescentes assistidas por enfermeiros obstetras durante o processo de parturição. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1823

Edição

Seção

Artigos Originais