Acompanhamento por telefone no pós-alta dos pacientes onco-hematológicos: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Renata Miranda Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Fátima Helena do Espírito Santo Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Machado Pinheiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1824

Palavras-chave:

Telemedicina, Readmissão do paciente, Enfermagem oncológica, Doenças hematológicas.

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica acerca do acompanhamento, por telefone, pelo enfermeiro, no pós-alta do paciente com doença onco-hematológica, na redução do evento de readmissão hospitalar. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Tal revisão visa responder à seguinte questão de pesquisa: A intervenção no acompanhamento por telefone, pelo enfermeiro, no pós-alta, reduz a readmissão hospitalar dos pacientes com doença onco-hematológica? A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: Cochrane Library, PubMed, LILACS e CINAHL. A busca foi iniciada no segundo semestre de 2016 e finalizada em fevereiro de 2017, sem qualquer restrição quanto a idioma e período. Após a análise das publicações, foram selecionados para compor a amostra da pesquisa, seis artigos, que foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Foram elaboradas duas categorias temáticas: benefícios e desvantagens da consulta através do acompanhamento por telefone realizada pelo enfermeiro-oncologista; elementos necessários à avaliação, pelo enfermeiro durante o acompanhamento por telefone. Conclusão: A intervenção telefônica tem sido um instrumento de trabalho do enfermeiro, que possibilita estar mais próximo ao paciente, quando este se encontra geograficamente longe e mais necessitado de um cuidado que lhe forneça segurança, conforto e qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Miranda Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Enfermeira. Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF. Especialista em enfermagem oncológica. Especialista em enfermagem em Hemoterapia, Hematologia e Terapia de Suporte. Residência em Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Fátima Helena do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutor. Professora do departamento de Enfermagem médico-cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense.

Fernanda Machado Pinheiro, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Enfermagem Gerontológica.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Sousa, R. M., do Espírito Santo, F. H., & Pinheiro, F. M. (2017). Acompanhamento por telefone no pós-alta dos pacientes onco-hematológicos: revisão integrativa da literatura. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1824

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura