Crianças em creche: Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento

Autores

  • Daniel Nogueira Cortez Universidade Federal de São João Del Rei
  • Débora Ferreira Pio Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Oeste
  • Maria José da Silva Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Patrícia Fernandes Lívio Universidade Estadual de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.184

Palavras-chave:

Criança, Crescimento e desenvolvimento, Criança institucionalizada, Enfermagem

Resumo

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é essencial para a promoção de saúde e prevenção de agravos à saúde da criança. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com famílias de crianças que permanecem em tempo integral em creche com o objetivo de discutir seu acompanhamento de saúde. Crianças que permanecem em creche por período integral apresentam este acompanhamento defasado pela limitada disponibilidade dos pais em levá-la a este tipo de cuidado. Os resultados indicam a necessidade de rever a integração entre os serviços de saúde e as creches ou condições trabalhistas que permitam a presença da mãe na unidade de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Nogueira Cortez, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeiro. Mestre em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ/Campus Divinópolis.

Débora Ferreira Pio, Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Oeste

Enfermeira CTI Adulto Hospital e Maternidade Santa Mônica em Divinópolis. Especialista em Enfermagem Clínica com ênfase em Urgência e Emergência – UEMG. Coordenadora Vigilância Epidemiológica e Sanitária (SMS São Seb. do Oeste).

Maria José da Silva, Universidade Estadual de Minas Gerais

Enfermeira Clínica do Hospital São Jõao de Deus/Divinópolis. Especialista em Trauma, Emergências e Terapia Intensiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Patrícia Fernandes Lívio, Universidade Estadual de Minas Gerais

Enfermeira CTI Adulto Hopital Santa Lúcia em Divinópolis.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Cortez, D. N., Pio, D. F., da Silva, M. J., & Lívio, P. F. (2012). Crianças em creche: Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.184

Edição

Seção

Artigos Originais