História da enfermagem brasileira (1950-2004): o que tem sido discutido na literatura?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1876

Palavras-chave:

Enfermagem, História da enfermagem, Educação em enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar as produções científicas acerca da história e do ensino da enfermagem brasileira referentes ao período de 1950- 2004. Método: Revisão integrativa, em que a amostra final foi constituída por 18 artigos. Resultados: 22,2% dos estudos trabalham o progresso da educação em enfermagem no Brasil, ressaltando as contribuições das instituições de ensino e suas especificidades regionais em prol da valorização da identidade profissional e as modificações no ensino da graduação. 50% abordam percurso e fatores do ensino para o reconhecimento da profissão e a realização de pesquisas para a qualificação profissional. 27,8% discutem vida associativa na enfermagem, destacando a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), sua revista e seus eventos científicos. Conclusão: Verificam-se modificações na formação do enfermeiro, tendo em vista a conquista de maior cientificidade no ensino, corroboradas pela ABEn e repercussão dessas modificações na configuração identitária da categoria profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Batista Oliveira Santos, UFMG

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. - (Professora Adjunta do curso de Enfermagem UNIFEMM.) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Fernanda Alves dos Santos Carregal, FAMINAS-BH

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Minas - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Rafaela Dias Rodrigues, FAMINAS-BH

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Minas - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Rita de Cássia Marques de Cássia Marques

Historiadora.Doutora em História pela UFF - (Professora associada da EEUFMG) - Departamento de Enfermagem Aplicada.Belo Horizonte, MG - Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Santos, F. B. O., Carregal, F. A. dos S., Rodrigues, R. D., & Marques, R. de C. M. de C. (2018). História da enfermagem brasileira (1950-2004): o que tem sido discutido na literatura?. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1876

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura