A enfermagem nas unidades de terapia intensiva: o aparato tecnológico versus a humanização da assistência

Autores

  • Miguir Terezinha Vieccelli Donoso UFMG
  • Marlene Aparecida Ferreira de Souza FiBH; SAMU
  • Selme Silqueira de Mattos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniela Mascarenhas de Paula Campos Universidade Federal de Minas Gerais; FIBH
  • Salete Maria de Fátima Silqueira Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Sandra Sharry Universidade del Museo Social Argentino

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1883

Palavras-chave:

Unidade de terapia intensiva, Enfermagem, Tecnologia, Pesquisa qualitativa.

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem de unidade de terapia intensiva sobre as peculiaridades do avanço tecnológico. Método: trata-se de estudo de abordagem qualitativa. Foi realizado na unidade de terapia intensiva de hospital de grande porte de capital brasileira. A entrevista aberta foi utilizada como instrumento de coleta de dados. A população foi constituída por enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam neste setor. A amostra foi definida pelo critério da saturação, alcançada na 19º entrevista. Os dados foram tratados conforme critérios da análise de conteúdo. Resultados: seis categorias emergiram à análise das entrevistas. Foram estas: A dinâmica da UTI como consequência da evolução do aparato tecnológico; As limitações do aparato tecnológico disponível; As vantagens do aparato tecnológico; A relação entre o cuidado e o aparato tecnológico; As dificuldades relacionadas ao domínio do aparato tecnológico e As dificuldades relacionadas ao prontuário informatizado. Conclusão: o cuidado deve ser assessorado por equipamentos, mas conduzido por pessoas. Além disso, o obsoleto é sentido como desvantagem: os profissionais reivindicam melhorias em detrimento do tradicional, na busca não só da qualidade da assistência, mas também do bem-estar dos profissionais. Pode-se harmonizar humanização do cuidado à evolução da tecnologia e da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguir Terezinha Vieccelli Donoso, UFMG

Enfermeira pela UFSC. Mestre em Enfermagem pela escola de Enfermagem da UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Docente do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Marlene Aparecida Ferreira de Souza, FiBH; SAMU

Enfermeira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Mestre em Enfermagem, professora da FIBH.

Selme Silqueira de Mattos, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Docente do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Daniela Mascarenhas de Paula Campos, Universidade Federal de Minas Gerais; FIBH

Enfermeira pela Escola de Enfermagem da UFMG. Mestre e doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Professor substituto da Escola de Enfermagem da UFMG. Professor da FIBH.

Salete Maria de Fátima Silqueira, Universidade Federal de Minas Gerais.

Enfermeira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Docente do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Sandra Sharry, Universidade del Museo Social Argentino

Doutor em Enfermagem. Docente da Universidade del Museo Social Argentino

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Vieccelli Donoso, M. T., de Souza, M. A. F., de Mattos, S. S., Campos, D. M. de P., Silqueira, S. M. de F., & Sharry, S. (2017). A enfermagem nas unidades de terapia intensiva: o aparato tecnológico versus a humanização da assistência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1883

Edição

Seção

Artigos Originais