O vínculo com o profissional de saúde no tratamento de tuberculose: percepção dos usuários

Autores

  • Mara Cristina Ribeiro Furlan Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Aires Garcia dos Santos Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1934

Palavras-chave:

Tuberculose, Pesquisa sobre serviços de saúde, Relações profissional-paciente, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar, na perspectiva dos usuários, o vínculo com profissionais de saúde que atuam no tratamento de tuberculose, em serviços centralizados e descentralizados de saúde. Método: estudo, em que foram entrevistados 89 pacientes com uso do Primary Care Assessment Tool, validado no Brasil, e adaptado para a assistência a TB. Os dados que satisfizeram as pressuposições de independência, homocedasticidade e normalidade, foram submetidos à análise de variância; os demais, ao teste de Kruskall-Wallis. Resultados: a maioria dos sujeitos (46, que equivalem a 51,7%) possuía entre 30 a 49 anos e ensino fundamental incompleto (53, ou seja, 59,6%). O enfermeiro foi o profissional mais procurado pelos usuários (46, ou seja, 53,1%); quanto ao indicador tempo para o usuário tirar dúvidas e preocupações, obteve-se a avaliação de regular nos serviços centralizados (média: 3,84, desvio padrão: 1,61) e descentralizados (média: 3,80, desvio padrão: 1,73). Conclusão: há necessidade de ampliação do vínculo entre profissionais e pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Cristina Ribeiro Furlan, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente no Curso de Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus Coxim (CPCX). Coxim (MS), Brasil.

Aires Garcia dos Santos, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeiro. Doutor pelo Programa Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste pela UFMS. Professor Assistente no Curso de Enfermagem, UFMS, Câmpus Coxim (CPCX). Coxim (MS), Brasil.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da UEM. Maringá (PR), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Furlan, M. C. R., dos Santos, A. G., & Marcon, S. S. (2017). O vínculo com o profissional de saúde no tratamento de tuberculose: percepção dos usuários. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1934

Edição

Seção

Artigos Originais