A música contribui para o desenvolvimento saudável do adolescente? Percepção do familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1994

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Adolescente, Música, Família.

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de familiares sobre a utilização da música como instrumento de promoção da saúde de adolescentes que participam de um coral. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, com a participação de dez familiares de adolescentes que integram as ações do coral há mais de um ano. A pesquisa ocorreu na escola onde os ensaios são realizados e onde os adolescentes são matriculados. A coleta de dados foi realizada através do grupo focal com os familiares, utilizando um guia de temas. A sistematização dos dados deu-se através da análise de conteúdo. Resultados: percebeu-se a influência do coral na saúde dos adolescentes, principalmente por ser um momento de transformação e descobertas. Conclusão: para os familiares, a participação no coral contribui principalmente no desenvolvimento e crescimento dos adolescentes, sendo uma importante ferramenta para promover a saúde, proporcionando entretenimento, diversão, cultura, lazer e integração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Zanettini, UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Enfermagem pela UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul. Enfermeira Residente em Cardiologia pelo Programa de Residência Multiprofissional da UPF - Universidade de Passo Fundo.

Jeane Barros de Souza Barros de Souza, UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Saúde Pública - UFSC, e Doutora em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência - UNIFESP. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó.

Denise Finger, UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Enfermagem pela UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul. Residente no Programa Multiprofissional em Saúde da Família  pela UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Zanettini, A., Barros de Souza, J. B. de S., & Finger, D. (2017). A música contribui para o desenvolvimento saudável do adolescente? Percepção do familiar. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1994

Edição

Seção

Artigos Originais