Confortabilidade da unidade de pediatria: perspectiva de usuários, profissionais e gestores de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2055

Palavras-chave:

Ambiente de instituições de saúde, Humanização da assistência, Pediatria, Criança hospitalizada, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar a confortabilidade da unidade de pediatria na perspectiva de usuários, profissionais e gestores de enfermagem. Método: estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com usuários, profissionais e gestores de enfermagem. A coleta de dados ocorreu nas unidades de pediatria de dois Hospitais Universitários, por meio de entrevista semiestruturada e de foto-elicitação. Posteriormente, foram organizados e tratados pelo software Nvivo 10. Os dados foram submetidos à Análise Temática. Resultados: o mobiliário e estrutura física proporcionam, minimamente, conforto para a criança internada e o familiar que a acompanha; entretanto, a existência de brinquedoteca, as ações desenvolvidas por voluntários e a relação estabelecida com a equipe de enfermagem desde o acolhimento contribuem para a sensação de bem-estar e proporcionam tranquilidade. Conclusão: tendo em vista que os desafios envolvem aspectos estruturais, faz-se imperativo, o investimento no potencial das relações estabelecidas entre os trabalhadores de enfermagem, às crianças e seus familiares, para tornar a pediatria um ambiente confortável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Portella Ribeiro, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas- UFPEL

Enfermeira, Professora Doutora em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Giovana Calcagno Gomes, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

Enfermeira, Professora Doutora em Filosofia, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: giovanacalcagno@furg.br

Bruna Bubolz Oliveira, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Acadêmica do 6º semestre de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Fabiane Voss Klemtz, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Acadêmica do 8º semestre de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Patrícia Pedrotti Soares, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Acadêmica do 8º semestre de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Priscila Arruda da Silva, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem (EEnf) na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Mestrado em Enfermagem pelo do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (2011); Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015). Bolsista de Pós-Doutorado Junior CNPQ ( 2015-2017). Tem experiência na área de Saúde Mental, Violência contra crianças e adolescentes, Álcool e outras drogas.

Downloads

Publicado

2018-03-20

Como Citar

Ribeiro, J. P., Gomes, G. C., Oliveira, B. B., Klemtz, F. V., Soares, P. P., & Silva, P. A. da. (2018). Confortabilidade da unidade de pediatria: perspectiva de usuários, profissionais e gestores de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2055

Edição

Seção

Artigos Originais