A percepção do paciente renal crônico sobre a vivência em hemodiálise

Autores

  • Renata Ventura Ricoy de Souza Castro Centro Universitário UNA http://orcid.org/0000-0002-7470-4241
  • Renata Lacerda Prata Rocha
  • Bruna Fernanda Macedo Araujo
  • Karen Fraga do Prado
  • Thais Fernanda Soares de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2487

Palavras-chave:

Diálise, Nefropatias, Enfermagem, Nefrologia.

Resumo

A hemodiálise é o tratamento mais indicado para os pacientes com insuficiência renal crônica. Objetivo: Compreender a percepção do paciente portador de IRC que se submete a hemodiálise, bem como conhecer os fatores que dificultam e/ou facilitam essa experiência e as estratégias de enfrentamento. Método: Por meio de uma pesquisa de campo, de delineamento qualitativo, foram entrevistados nove pacientes que fazem hemodiálise em um hospital geral particular de Belo Horizonte. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: O estudo evidenciou que, apesar dos benefícios da hemodiálise, que impactam inclusive na melhora da qualidade de vida do paciente, a sua percepção sobre o tratamento ainda é negativa, considerando que restringe suas atividades diárias. Somam-se os sentimentos de tristeza e revolta, envoltos à essa vivência. Destacam-se o apoio da família, a fé em Deus e apoio da própria equipe de saúde, como forma de enfrentar as dificuldades advindas do tratamento. Conclusão: Considerando esse impacto sobre a vida do paciente, é essencial ampliar o conhecimento e compreensão acerca dessa vivência, a fim de que todos os envolvidos possam refletir sobre ela e, a partir daí, promover discussões que poderão, entre outros benefícios, nortear a prática, melhorar o entendimento, e qualificar a assistência prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Ventura Ricoy de Souza Castro, Centro Universitário UNA

Renata Lacerda Prata Rrocha. Enfermeira. Mestre em Enfermagem (UFMG). Professora do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário UNA. Belo Horizonte (MG), Brasil. E-mail: renatalacerdapr@yahoo.com.br; .

Renata Ventura Ricoy de Souza Castro. Graduanda de Enfermagem. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro Universitário UNA. Belo Horizonte (MG), Brasil. E-mail: renatavrsc@gmail.com.

Bruna Fernanda Macedo Araujo. Graduanda de Enfermagem. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro Universitário UNA. Belo Horizonte (MG), Brasil. E-mail: bruninhafmacedo@gmail.com.

Karen Fraga do Prado. Graduanda de Enfermagem. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro Universitário UNA. Belo Horizonte (MG), Brasil. E-mail: karenprado20@hotmail.com

Thais Fernanda Soares de Carvalho. Graduanda de Enfermagem. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro Universitário UNA. Belo Horizonte (MG), Brasil. E-mail: thaisfsc92@hotmail.com. 

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Castro, R. V. R. de S., Lacerda Prata Rocha, R., Macedo Araujo, B. F., Fraga do Prado, K., & Soares de Carvalho, T. F. (2018). A percepção do paciente renal crônico sobre a vivência em hemodiálise. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2487

Edição

Seção

Artigos Originais