Gravidez de adolescentes na unidade de saúde da família

Autores

  • Aline Scolari Deprá UFPel
  • Rita Maria Heck UFPel
  • Thum Magali
  • Ceolin Teila
  • Vanini Marisa
  • Lopes Vasconcellos Lopes
  • Borges Miritz Anelise

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.25

Palavras-chave:

Saúde da Família, Adolescência, Gravidez, Enfermagem, Família

Resumo

A adolescência é uma etapa da vida em que ocorrem mudanças no aspecto biológico praticamente semelhante para quaisquer adolescentes. O presente estudo procura compreender os esclarecimentos fornecidos pelas adolescentes grávidas referenciadas a uma Unidade de Saúde da Família, localizada em um bairro periférico de um município do Sul do Rio Grande do Sul. Os sujeitos do estudo foram três adolescentes grávidas, acompanhadas de um familiar. Estas foram selecionadas conforme a ordem de chegada para consulta de pré-natal à referida unidade de saúde, no mês de dezembro de 2006. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva. O método utilizado para a coleta de dados foi entrevista semi-estruturada, juntamente com a construção do genograma e ecomapa de cada adolescente. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Após a análise dos dados os resultados apontaram que as adolescentes tinham informação sobre métodos contraceptivos, mas tinham a ideia mágica da não ocorrência da gestação. Salientamos a importância da atuação dos profissionais de saúde em promover o acesso à educação sexual e reprodutiva às adolescentes, fazendo com que esse número crescente de adolescentes grávidas venha a diminuir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Scolari Deprá, UFPel

Enfermeira.

Rita Maria Heck, UFPel

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Profª Associada da Faculdade de Enfermagem (FEn). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Enfermagem da UFPel.

Thum Magali

Enfermeira.

Ceolin Teila

Mestre em Enfermagem. Profª Assistente FEn/UFPel.

Vanini Marisa

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFPel.

Lopes Vasconcellos Lopes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFPel.

Borges Miritz Anelise

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFPel.

Downloads

Publicado

2011-06-06

Como Citar

Deprá, A. S., Heck, R. M., Magali, T., Teila, C., Marisa, V., Lopes, L. V., & Anelise, B. M. (2011). Gravidez de adolescentes na unidade de saúde da família. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.25

Edição

Seção

Artigos Originais