Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde

Autores

  • Raína Pleis Neves Ferreira Instituto Federal do Norte de Minas
  • Helisamara Mota Guedes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais
  • Dhelfeson Willya Douglas Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Luiz de Miranda Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508

Palavras-chave:

Ensino, Exercício de simulação, Triagem, Simulação de paciente.

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento, a satisfação e autoconfiança de estudantes de cursos de graduação em Enfermagem e Medicina, que participaram da simulação realística. Métodos: Trata-se de estudo quase experimental, exploratório e analítico, sobre a utilização do método de ensino tradicional com aula expositiva e método de ensino com simulação realística. Para coleta dos dados, utilizou-se formulário de caracterização dos participantes, avaliação de conhecimento e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem. Análises descritiva e univariada foram conduzidas. Resultados: A cada método de ensino utilizado houve ganho de conhecimento dos participantes (p<0,001). Em relação à escala de satisfação e autoconfiança, os estudantes demonstraram satisfação e autoconfiança com a simulação realística (p<0,001). A integração do método tradicional com simulação, teoria e prática mostrou-se eficaz para a aquisição e, consequentemente, evolução do conhecimento. Conclusão: A simulação é um método que permite aprimorar o conhecimento do estudante e proporcionar maior satisfação e autoconfiança na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raína Pleis Neves Ferreira, Instituto Federal do Norte de Minas

Raína Pleis Neves.

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. E-mail: rainapleis@gmail.com

Helisamara Mota Guedes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais

Helisamara Mota Guedes.Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Mestrado Ensino em Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. E-mail: helisamaraguedes@gmail.com

Dhelfeson Willya Douglas Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Dhelfeson Willya Douglas Oliveira.Odontólogo. Mestre em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequtinhonha e Mucuri. Doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: dhodonto@hotmail.com

João Luiz de Miranda, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais

João Luiz de Miranda.Odontólogo. Doutor em Patologia Oral. Docente do Mestrado Ensino em Saúde. Professor Associado do Departamento de Ciências Básicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

Ferreira, R. P. N., Guedes, H. M., Oliveira, D. W. D., & Miranda, J. L. de. (2018). Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508

Edição

Seção

Artigos Originais