Formação de residentes multiprofissionais em saúde: limites e contribuições para a integração ensino-serviço
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2567Palavras-chave:
Saúde pública, Prática profissional, Pesquisa qualitativa, Internato não médico, Capacitação Profissional, Serviços de Integração Docente-Assistencial.Resumo
Objetivo: analisar os limites e contribuições na formação dos residentes multiprofissionais em saúde para a integração ensino-serviço. Método: pesquisa qualitativa, realizada com 13 docentes vinculados a um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, os quais participaram do estudo por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados mediante análise temática de Minayo e os princípios éticos foram respeitados. Resultados: a formação dos residentes é permeada por limitações envolvendo a falta de trabalhadores nos serviços de saúde que contemplem todos os núcleos profissionais propostos pelo Programa e o estranhamento do papel dos residentes ao serem integrantes provisórios das equipes de saúde. Para tanto, a valorização das atividades realizadas a partir da inserção dos residentes tem contribuído para a atenção à saúde e para os serviços de saúde. Conclusão: salienta-se, como contribuição, a discussão da temática de formação profissional, tendo em vista a importância de refletir sobre as transformações das práticas em saúde na perspectiva multiprofissional e de acordo com as necessidades locorregionais.Downloads
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Copyright (c) 2018 Amanda Lemos Mello, Marlene Gomes Terra, Elisabeta Albertina Nietsche, Daiana Foggiato Siqueira, Janaina Lunardi Canabarro, Cristiane Trivisiol Arnemann
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À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
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