Checklist de cirurgia segura: conhecimento e utilização do instrumento na perspectiva dos técnicos de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2608

Palavras-chave:

Lista de checagem, Time out na assistência à saúde, Segurança do paciente, Enfermagem de centro cirúrgico.

Resumo

Objetivo: compreender o conhecimento e práticas dos técnicos de enfermagem sobre a aplicação do checklist de cirurgia segura em um hospital de ensino. Método: pesquisa qualitativa que contou com a participação de dez técnicos de enfermagem que atuam como circulantes de sala no Centro Cirúrgico. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com roteiro semiestruturado e os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo. Resultados: dos depoimentos dos técnicos de enfermagem emergiram três categorias: “Cirurgia segura na concepção dos técnicos de enfermagem”, “A prevenção do erro em centro cirúrgico como sinônimo de identificação do paciente e atenção aos parâmetros clínicos” e “Compreendendo o uso do checklist de cirurgia segura: dissonâncias teórico-práticas”. Conclusão: os técnicos de enfermagem demonstraram não terem conhecimento claro e fundamentado teoricamente sobre os aspectos que envolvem a segurança cirúrgica, não reconhecem o instrumento como ferramenta de prevenção/redução dos erros comumente ocorridos em centro cirúrgico e não sabem utilizá-la de maneira adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Conceição Santos Ferreira, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Enfermeira. Mestranda do programa de pós-graduação em Ciências da saúde do Departamento de Medicina e enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Luciane Ribeiro, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Docente do curso de enfermagem do Departamento de Medicina e enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Áreas de atuação: Enfermagem cirúrgica,  Central de material e esterilização e Segurança do paciente cirúrgico.

Érica Toledo Mendonça, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Enfermeira. Doutora. Docente do curso de enfermagem do Departamento de Medicina e enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Áreas de atuação: Saúde do Adulto,  Educação em Saúde, Políticas de Saúde, Ensino na Saúde, Metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação.

Marilane Oliveira Fani Amaro, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Enfermeira. Doutora. Docente do curso de enfermagem do Departamento de Medicina e enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Áreas de atuação: Gerência em enfermagem e Saúde coletiva.

 

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Ferreira, N. C. S., Ribeiro, L., Mendonça, Érica T., & Amaro, M. O. F. (2019). Checklist de cirurgia segura: conhecimento e utilização do instrumento na perspectiva dos técnicos de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2608

Edição

Seção

Artigos Originais