Árvore de decisão para o diagnóstico de enfermagem falta de adesão em pessoas vivendo com AIDS
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2609Palavras-chave:
Terapia antirretroviral de alta atividade, Síndrome da imunodeficiência adquirida, Aderência à medicamentação.Resumo
Objetivo: elaborar uma árvore de decisão para formular o diagnóstico de enfermagem “falta de adesão e ansiedade em pessoas vivendo com AIDS”. Método: estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em hospital referência no tratamento de doenças infectocontagiosas no Nordeste do Brasil. A população estudada consistiu em pacientes com AIDS, hospitalizados na unidade hospitalar. A elaboração dos diagnósticos foi processual, realizada simultaneamente com a coleta de dados, buscando identificar as características definidoras e fatores relacionados/de risco de acordo com NANDA-I. Para o tratamento dos dados coletados, os instrumentos foram numerados e as variáveis codificadas e inseridas num banco de dados. Para análise do grau de concordância, o índice Kappa foi escolhido. Resultados: identificaram-se os principais diagnósticos de enfermagem, como a falta de adesão, que estava presente em 100% dos participantes, com índice de concordância superior a 80%. O estudo identificou as principais características definidoras e fatores relacionados/associados ao diagnóstico. Das respectivas características definidoras e fatores relacionados, a árvore de decisão foi elaborada. Conclusão: o modelo de decisão do diagnóstico falta de adesão apresentou as características determinantes, falta de comportamento de adesão e fatores relacionados, conhecimento insuficiente sobre o regime terapêutico e esquema de tratamento complexo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Vinicius Lino de Souza Neto, Richardson Augusto Rosendo da Silva, Igor Alves da Silva, Renan Ribeiro Barbosa Alves, Francisca Simone da Silva, Rogéria Moreira de Abrantes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Termo de responsabilidade e acordo de transferência do copyright deverá ser redigido conforme o modelo disponibilizado pela revista logo abaixo, devendo ser anexado ao sistema de submissão. Aquisição de financiamento, coleta de dados, ou supervisão geral de grupos de pesquisa, somente, não justificam autoria. Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade. Também deverá ser anexada a carta de encaminhamento, conforme modelo abaixo.
TERMO DE COMPROMISSO E
ACORDO DE TRANSFERÊNCIA DO COPYRIGHT
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Cada autor deve ler e assinar este termo de compromisso e transferência de copyright do original.
1. Termo de compromisso:
Declaro que eu participei na elaboração do manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S) e que tenho plenos poderes em atender este termo.
Declaro que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob minha autoria está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico.
Declaro ainda, que não violei nem infringi nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Comprometo-me, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
Declaro estar ciente de que a RECOM aceita manuscritos com a participação de até 6 autores. Declaro que tive participação suficiente no trabalho para assumir a responsabilidade por: 1- parte do conteúdo, 2-pelo conteúdo total.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
2. Transferência de Copyright: Declaro que, caso este manuscrito seja aceito, concordo que seu copyright estará transferido à posse exclusiva de Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM). Permito a reprodução parcial deste artigo, para uso pessoal, mas a referência bibliográfica original deverá ser citada.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Data:
Submetemos o manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S), para a apreciação pela Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM).
Informamos que nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso no mesmo e que se trata de um trabalho original, que não foi encaminhado para outro periódico impresso ou eletrônico no todo ou em parte.
Sendo necessário, nos disponibilizamos para fazer as alterações que forem recomendadas, por termos ciência das normas de publicação na RECOM.
Listar e solicitar a assinatura do(s) autor(es).