Avaliação curricular: a perspectiva de egressos de um curso de nutrição

Autores

  • Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares
  • Larissa Loures Mendes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Flávia Gazzinelli Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2629

Palavras-chave:

Avaliação, Currículo, Ciências da nutrição, Avaliação Educacional, Educação Superior.

Resumo

Objetivo: avaliar o currículo do curso de graduação em nutrição a partir da perspectiva do egresso. Método: coleta de dados, por meio de questionário eletrônico, que abrangeu aspectos gerais do currículo, formação em nutrição, estrutura curricular e habilidades e competências desenvolvidas. Os resultados foram analisados por distribuição de frequência e com base em referenciais da área da educação. Resultados: Mais de 90,0% dos participantes apresentaram uma visão positiva com relação à formação crítica com vistas ao perfil do egresso e relevante para atuar como nutricionista, pesquisador e educador em saúde. As principais habilidades e competências descritas no projeto pedagógico foram desenvolvidas, com exceção do conhecimento do alimento desde a sua produção e da administração de unidades de alimentação e nutrição. Foi predominante a visão negativa em relação à carga horária das disciplinas e à coerência entre as disciplinas básicas e profissionalizantes. Conclusão: o currículo avaliado tem conduzido à formação de profissionais críticos, reflexivos e preparados para atender às demandas exigidas pelo Sistema Único de Saúde, entretanto, apresenta algumas fragilidades que indicam a necessidade de ações que aprimorem a efetivação dos princípios de interdisciplinaridade e flexibilização curricular e que promovam o desenvolvimento de certas habilidades e competências específicas do nutricionista e a revisão da matriz curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Carneiro, A. C. L. L., Mendes, L. L., & Gazzinelli, M. F. (2018). Avaliação curricular: a perspectiva de egressos de um curso de nutrição. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2629

Edição

Seção

Artigos Originais