Estresse no cotidiano de graduandos de enfermagem de um instituto federal de ensino

Autores

  • Leni de Lima Santana Instituto Federal do Paraná
  • Walkiria Denipotti Beljaki Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Mariangela Gobatto Instituto Federal do Paraná - IFPR. Palmas, PR - Brasil.
  • Rafael Haeffner Universidade de São Paulo - USP
  • Milena Hohmann Antonacci Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Jane Aparecida Pereira Buzzi Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais - PR

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2738

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Estresse Psicológico, Saúde Mental.

Resumo

Objetivos: identificar os níveis de estresse e caracterizar a sintomatologia entre discentes de graduação em enfermagem de um Instituto Federal de Ensino. Método: Estudo descritivo transversal cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp e de um questionário sociodemográfico elaborado pelos pesquisadores. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: A análise evidenciou que 73,7% dos alunos apresentavam algum nível de estresse, com destaque para sintomas na fase de resistência. Os sintomas predominaram entre acadêmicos autodeclarados pardos (80,0%), provenientes de escolas públicas (74,3%), não cotistas (74,1%), repetentes (83,3%) e entre acadêmicos que não trabalham formalmente (73,8%). O desfecho foi associado às variáveis independentes: tipo de cota (p = 0,019), período letivo (p = 0,003) e uso de medicamentos (p = 0,04). Quanto à sintomatologia apresentada, predominaram os sintomas de caráter psicológico, apresentados por 50% da amostra. Conclusão: todos os períodos do curso avaliado apresentaram estresse em nível variado o que merece a atenção por parte da instituição e do corpo docente no sentido de rever as metodologias adotadas, bem como propor ações que visem o bem-estar e o desempenho acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leni de Lima Santana, Instituto Federal do Paraná

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora EBTT. Instituto Federal do Paraná – IFPR. Departamento de Enfermagem. Curitiba, PR – Brasil.

Walkiria Denipotti Beljaki, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Enfermeira. Instituto Federal do Paraná. Palmas, PR – Brasil.

Mariangela Gobatto, Instituto Federal do Paraná - IFPR. Palmas, PR - Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora EBTT. Instituto Federal do Paraná – IFPR. Departamento de Enfermagem. Palmas, PR – Brasil.

Rafael Haeffner, Universidade de São Paulo - USP

Enfermeiro. Doutorando em epidemiologia. Departamento de epidemiologia da Universidade de São Paulo – USP. São Paulo, SP – Brasil.

Milena Hohmann Antonacci, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora EBTT. Instituto Federal do Paraná – IFPR. Departamento de Enfermagem. Palmas, PR – Brasil.

Jane Aparecida Pereira Buzzi, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais - PR

Psicóloga. Membro do Comitê Intersetorial Municipal de Saúde Mental da Prefeitura de São José dos Pinhais/PR. São José dos Pinhais, PR – Brasil.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Santana, L. de L., Beljaki, W. D., Gobatto, M., Haeffner, R., Antonacci, M. H., & Buzzi, J. A. P. (2018). Estresse no cotidiano de graduandos de enfermagem de um instituto federal de ensino. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2738

Edição

Seção

Artigos Originais