Saúde da criança na atenção primária: evolução das políticas brasileiras e a atuação do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2753Palavras-chave:
Saúde da criança, Atenção primária a saúde, Políticas públicas, Enfermagem.Resumo
Objetivos: Descrever o processo de construção histórica das políticas de atenção à saúde da criança no Brasil, a participação da enfermagem nesse processo e os avanços e desafios atuais para a atenção primária à saúde. Método: Trata-se de um artigo de reflexão teórica. Resultados: A atenção à saúde da criança no Brasil passou por um extenso processo de evolução e qualificação no âmbito das políticas públicas, o que resultou em avanços na redução da mortalidade infantil e da desnutrição e na ampliação da cobertura vacinal. Os atuais desafios – a mortalidade neonatal e a obesidade – estão elencados na atual diretriz programática brasileira e também nos objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O enfermeiro destacou-se como um profissional com participação efetiva e fundamental na atenção à saúde da criança, mesmo antes da consolidação do SUS e da promulgação da lei do exercício profissional. Conclusão: Para superar as lacunas entre as diretrizes programáticas e a capilaridade dessas políticas na realidade dos serviços de saúde, torna-se necessária a consolidação da presença e extensão dos atributos da APS nos serviços de saúde brasileiros.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Isabella Duarte Branquinho, Fernanda Moura Lanza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Termo de responsabilidade e acordo de transferência do copyright deverá ser redigido conforme o modelo disponibilizado pela revista logo abaixo, devendo ser anexado ao sistema de submissão. Aquisição de financiamento, coleta de dados, ou supervisão geral de grupos de pesquisa, somente, não justificam autoria. Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade. Também deverá ser anexada a carta de encaminhamento, conforme modelo abaixo.
TERMO DE COMPROMISSO E
ACORDO DE TRANSFERÊNCIA DO COPYRIGHT
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Cada autor deve ler e assinar este termo de compromisso e transferência de copyright do original.
1. Termo de compromisso:
Declaro que eu participei na elaboração do manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S) e que tenho plenos poderes em atender este termo.
Declaro que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob minha autoria está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico.
Declaro ainda, que não violei nem infringi nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Comprometo-me, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
Declaro estar ciente de que a RECOM aceita manuscritos com a participação de até 6 autores. Declaro que tive participação suficiente no trabalho para assumir a responsabilidade por: 1- parte do conteúdo, 2-pelo conteúdo total.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
2. Transferência de Copyright: Declaro que, caso este manuscrito seja aceito, concordo que seu copyright estará transferido à posse exclusiva de Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM). Permito a reprodução parcial deste artigo, para uso pessoal, mas a referência bibliográfica original deverá ser citada.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Data:
Submetemos o manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S), para a apreciação pela Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM).
Informamos que nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso no mesmo e que se trata de um trabalho original, que não foi encaminhado para outro periódico impresso ou eletrônico no todo ou em parte.
Sendo necessário, nos disponibilizamos para fazer as alterações que forem recomendadas, por termos ciência das normas de publicação na RECOM.
Listar e solicitar a assinatura do(s) autor(es).