A mãe acompanhante na UTIN: desafios para equipe assistencial

Autores

  • Élen Fátima Marinho Santana Hospital Sofia Feldman
  • Lélia Maria Madeira Hospital Sofia Feldman

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.279

Palavras-chave:

Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Relações Mãe-Filho, Relações Profissional-Família, Humanização da Assistência, Equipe de Assistência ao Paciente.

Resumo

Trata-se de estudo exploratório e descritivo realizado na perspectiva da pesquisa qualitativa com os objetivos de conhecer a percepção de médicas e enfermeiras neonatólogas acerca da presença da mãe na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e analisar os fatores facilitadores e dificultadores das relações entre profissionais de saúde e as mães dos bebês internados na UTIN. O cenário do estudo foi o Hospital Sofia Feldman. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, analisados e organizados em três categorias: Implicações da presença da mãe na UTIN; Fatores que facilitam ou dificultam a relação entre a mãe e os profissionais da equipe e A comunicação como fator determinante das relações entre a equipe e as mães. Os resultados revelam a percepção dos profissionais sobre a importância da presença dos pais na UTIN, especialmente os benefícios da presença materna, para a recuperação do recém-nascido. A comunicação efetiva entre as mães e a equipe assistencial foi apontada como principal estratégia a ser utilizada, sendo determinante para a solução e a minimização dos conflitos. A importância do trabalho multiprofissional é ressaltada, além do reconhecimento dos aspectos emocionais das mães e a interação com a família, a fim de proporcionar segurança, afetividade e atendimento qualificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élen Fátima Marinho Santana, Hospital Sofia Feldman

Assistente Social do Hospital Sofia Feldman. Especialista em Neonatologia com ênfase em Serviço Social

Lélia Maria Madeira, Hospital Sofia Feldman

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela USP. Coordenadora da Linha de Ensino e Pesquisa do Hospital Sofia Feldman

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Santana, Élen F. M., & Madeira, L. M. (2013). A mãe acompanhante na UTIN: desafios para equipe assistencial. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.279

Edição

Seção

Artigos Originais