Recursos humanos e materiais no pré-natal: valores úteis para a garantia da humanização do cuidado às gestantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2831

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Cuidado pré-natal, Valores sociais, Recursos humanos em saúde.

Resumo

Objetivo: Compreender os valores intuídos nos discursos dos profissionais da saúde sobre a infraestrutura necessária para a assistência pré-natal na rede de atenção básica do município de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Métodos: Estudo fenomenológico no campo da Teoria dos Valores Max Scheler. Para coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada individual, sendo entrevistados quatorze (14) profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) que participavam do acompanhamento pré-natal em quatro unidades básicas de saúde no município de Niterói. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: A falta de recursos humanos e materiais necessários ao cuidado pré-natal foram problemas que emergiram das falas dos profissionais participantes do estudo, sendo estes identificados como valores úteis no campo da garantia do pré-natal qualificado e necessários para a segurança da gestante. Conclusão: Para obter uma assistência pré-natal de qualidade, a oferta de recursos humanos e o acesso a recursos materiais se fazem necessários, pois são fatores fundamentais para o atendimento integral e humanizado das gestantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Asturiano da Silva, UFF

Enfermeira. Mestre em Saúde Materno-Infantil. Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Valdecyr Herdy Alves, UFF

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Diego Pereira Rodrigues, UFF

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Adjunto do Centro Universitário Anhanguera de Niterói do Curso de Enfermagem. Rio de Janeiro, Brasil.

Márcia Vieira dos Santos, UFF

Enfermeira. Mestre em Saúde Materno-Infantil. Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Juliana Vidal Vieira Guerra, UFF

Nutricionista. Mestre em Saúde Materno-Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa: Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança, Brasil.

Giovanna Rosário Soanno Marchiori, Novo milênio

Enfermeira. Mestre em Saúde Materno-Infantil. Professora da Faculdade Novo Milênio, Brasil

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Silva, L. A. da, Alves, V. H., Rodrigues, D. P., Santos, M. V. dos, Guerra, J. V. V., & Marchiori, G. R. S. (2018). Recursos humanos e materiais no pré-natal: valores úteis para a garantia da humanização do cuidado às gestantes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2831

Edição

Seção

Artigos Originais