Conhecimento teórico de estudantes de enfermagem sobre o cateterismo vesical de demora
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2869Palavras-chave:
Enfermagem, Cateterismo urinário, Conhecimento, Simulação, EnsinoResumo
Objetivo: avaliar se há diferença no conhecimento teórico de alunos de Enfermagem acerca do cateterismo vesical de demora entre alunos que aprenderam o procedimento pelo método tradicional de ensino e pelo método da simulação realística. Método: trata-se de estudo de coorte retrospectivo, cuja amostra foi de 58 alunos de Enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2016, utilizando questionário validado auto aplicado, e analisados utilizando estatística descritiva e teste de Mann-Whitney, com intervalo de confiança de 95%. Resultados: a média geral de acertos foi de 6,74, indicando conhecimento satisfatório. Não houve diferença no nível de conhecimento entre os grupos comparados (p = 0, 72). Conclusões: sugerem-se novos estudos que comparem o nível de conhecimento prático de estudantes que aprenderam essa habilidade com a metodologia tradicional e com a simulação realística.Downloads
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Copyright (c) 2018 Amanda Martins Lopes, Cristiane Chaves de Souza, Andreza de Oliveira Teixeira, Patrícia de Oliveira Salgado, Pedro Paulo do Prado Júnior
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CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Data:
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