Empatia em saúde: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2884

Palavras-chave:

Empatia, Relações profissional-paciente, Enfermagem, Relações médico-paciente, Revisão.

Resumo

Objetivo: Analisar as publicações de pesquisas disponíveis na literatura sobre empatia no cuidado em saúde. Método: Revisão integrativa com busca de estudos primários realizada nas bases de dados LILACS, PSYCINFO, WEB OF SCIENCE, BDENF, MEDLINE e CINAHL, sem restrição de período e idioma. Resultado: A análise de 33 estudos primários mostra publicações de 1968 a 2016, originárias de diferentes regiões do mundo. Há predomínio da abordagem quantitativa com o uso de diferentes escalas psicométricas autoaplicáveis para mensurar os níveis de empatia de profissionais da saúde, estudantes ou pacientes. Há diversidade nas populações pesquisadas, locais de estudo e falta consenso entre os autores sobre como a empatia se desenvolve, perpassando explicações pelos campos da cognição, emoção e atividade neuromotora. Conclusão: O debate sobre a empatia está em pleno desenvolvimento, especialmente, quando se observam as diferentes explicações para sua ocorrência. A empatia é um forte constructo capaz de contribuir para pesquisas sobre a relação profissional-paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Felipe Mufato, Universidade Federal de Mato Grosso Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor e pesquisador em enfermagem.

Maria Aparecida Munhoz Gaíva, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora. Enfermeira. Professora aposentada pela UFMT. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMT. Doutorado.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Mufato, L. F., & Gaíva, M. A. M. (2019). Empatia em saúde: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2884

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura