Letramento funcional em saúde de pessoas idosas em uma unidade de saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2937Palavras-chave:
Idoso, Alfabetização em saúde, Atenção primária à saúde, Estratégia saúde da família.Resumo
Objetivo: analisar o Letramento Funcional em Saúde de pessoas idosas atendidas na Estratégia Saúde da Família, a partir do modo como elas buscam, compreendem e partilham informações em saúde. Método: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com 23 pessoas idosas adscritas a uma Unidade de Saúde da Família. Foi utilizada a entrevista com um instrumento denominado ‘healthliteracy’, adaptado e validado para o português. A análise dos dados realizou-se pela análise textual discursiva. Resultados: obtiveram-se quatro categorias: “busca por informações em saúde” - os participantes relataram a unidade como fonte de busca de informações, sentindo-se, em geral, satisfeitos com as informações; “compreensão das informações em saúde” - os participantes relataram que consideram as informações fáceis ou muito fáceis de entender; “compartilhamento das informações em saúde” – a maioria relatou compartilhar informações com familiares, amigos ou vizinhos; e “repercussões das informações em saúde” – as pessoas idosas consideraram que as informações fazem diferença em suas vidas, melhorando seu autocuidado, adesão a tratamentos, qualidade de vida, propiciando uma vida mais ativa. Conclusão: permite aos enfermeiros e demais profissionais da atenção básica saberem o modo de busca, compreensão e partilha de informações em saúde pelas pessoas idosas, planejando intervenções com utilizando a educação em saúde.Downloads
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Copyright (c) 2018 Nidia Farias Fernandes Martins, Daiane Porto Gautério Abreu, Bárbara Tarouco Silva, Eliel de Oliveira Bandeira, Juliana Piveta de Lima, Julia Moraes Mendes
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CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
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