Vivência das famílias e o custo no cuidado de crianças e adolescentes com mielomeningocele

Autores

  • Giselle Lima de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabiana Faleiros Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Kênia Lara Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3282

Palavras-chave:

Meningomielocele, Efeitos Psicossociais da Doença, Enfermagem em Reabilitação.

Resumo

Objetivo: Compreender as vivências das famílias e o custo ao cuidado de crianças e adolescentes com mielomeningocele. Método: Pesquisa exploratória realizada com 16 famílias de crianças e adolescentes com mielomeningocele usuários de um Hospital de Reabilitação de Belo Horizonte/MG. Para a coleta de dados, utilizaram-se a entrevista e a observação, durante as três visitas domiciliares, realizadas em cada família participante. Resultados: A renda familiar média foi de dois salários mínimos. O baixo nível socioeconômico foi agravado pelas dificuldades à aquisição gratuita de materiais para a realização dos cuidados. Os custos diretos com os cuidados relacionaram-se à compra de medicamentos, fraldas, cateteres urinários e gastos com transporte, sendo menores para as famílias de adolescentes independentes. Conclusão: Os pais de crianças em condições crônicas vivenciam barreiras econômicas e sociais relacionadas ao custo do cuidado em domicílio e necessitam de suporte com serviços de atenção primária e de reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Lima de Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Fabiana Faleiros, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Reabilitação. Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Kênia Lara Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Freitas, G. L. de, Faleiros, F., & Silva, K. L. (2019). Vivência das famílias e o custo no cuidado de crianças e adolescentes com mielomeningocele. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3282

Edição

Seção

Artigos Originais