Design thinking: inovação na formação docente em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3435

Palavras-chave:

Inovação, Ensino, Prática do Docente de Enfermagem, Educação Superior, Enfermagem

Resumo

Objetivos: descrever uma oficina pedagógica fundamentada no Design Thinking no contexto da formação docente em enfermagem. Método: relato de experiência sobre uma oficina pedagógica que utilizou o Design Thinking como metodologia ativa. Participaram 15 pós-graduandos, mestrandos e doutorandos, de uma instituição pública de ensino superior brasileira. As fases do Design Thinking descoberta, interpretação, ideação e prototipação, foram organizadas em três etapas e sete atividades. Resultados: para a aplicação do Design Thinking foi proposto um desafio estratégico o que possibilitou aos participantes desenvolver a interação, colaboração e a empatia. A solução ao desafio resultou em três protótipos. A oficina foi avaliada de forma positiva, e os docentes em formação identificaram o Design Thinking como uma metodologia ativa passível de ser aplicada no contexto da graduação em enfermagem. Conclusão: Ideias criativas e disruptivas foram criadas por docentes de enfermagem em formação a partir do uso do Design Thinking como metodologia ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Leticia Frates Cauduro, Universidade de Brasília

Graduada em enfermagem. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Professora Assistente no Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

Claudia Prado, Universidade de São Paulo.

Graduada em enfermagem. Doutora em Ciências pela EEUSP. Livre -docência pela EEUSP. Professora Associada no Departamento de Orientação Profissional da EEUSP.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

Cauduro, F. L. F., & Prado, C. (2022). Design thinking: inovação na formação docente em enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3435

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica