Aquisição de habilidades e competências para cuidar em saúde mental: autoavaliação de estudantes de enfermagem

Autores

  • Aline Mesquita Lemos UniAteneu
  • Helder de Pádua Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Dalva Santos Alves Universidade Federal do Ceará
  • Ângela Maria Alves e Souza Universidade Federal do Ceará
  • Maria Isis Freire de Aguiar Universidade Federal do Ceará
  • Michell Ângelo Marques Araújo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3476

Palavras-chave:

, Enfermagem, Saúde mental, Estudantes de enfermagem, Competência Profissional, Enfermagem Psiquiátrica.

Resumo

Objetivo: identificar como estudantes de enfermagem avaliam a aquisição de habilidades e competências para o cuidado em saúde mental. Métodos: estudo descritivo, transversal, realizado com 73 estudantes de enfermagem. Os dados foram coletados, por meio de questionário e apresentados em tabelas. Analisou-se a associação entre períodos de curso, observação da prática do cuidado de enfermagem em saúde mental, e aquisição de habilidades e competências para tal prática, por meio dos testes qui-quadrado de Pearson e razão de verossimilhança. Resultados: houve associação entre períodos de graduação em curso e observação das práticas de lidar com paciente em crise (p=0,064) e aplicar a Assistência de Enfermagem em Saúde Mental no contexto comunitário (p=0,097); a aquisição das habilidades de reconhecer preceitos da Política Nacional de Saúde Mental (p=0,021) e aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem junto à pessoa com transtorno mental (p=0,051); e a aquisição das competências caracterizar transtornos mentais (p=0,013) e atuar no nível de atenção primária à saúde mental (p=0,001). Conclusão: diante das lacunas identificadas na aquisição de habilidades e competências para o cuidado de enfermagem, em saúde mental, por parte de estudantes, ressalta-se a necessidade de reforçar a formação em enfermagem em saúde mental por competências e habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Mesquita Lemos, UniAteneu

Graduada em Enfermagem. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente na UniAteneu.

Helder de Pádua Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto do curso de Enfermagem da UFMS. Doutor em Enfermagem pela UFC. Pesquisador em 'Saúde mental', Saúde coletiva' e 'Políticas públicas de saúde'.

Maria Dalva Santos Alves, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Enfermagem. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente na Universidade Federal do Ceará.

Ângela Maria Alves e Souza, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Enfermagem. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente na Universidade Federal do Ceará.

Maria Isis Freire de Aguiar, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Enfermagem. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente na Universidade Federal do Ceará.

Michell Ângelo Marques Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Enfermagem. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente na Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Lemos, A. M., Lima, H. de P., Alves, M. D. S., Souza, Ângela M. A. e, Aguiar, M. I. F. de, & Araújo, M. Ângelo M. (2019). Aquisição de habilidades e competências para cuidar em saúde mental: autoavaliação de estudantes de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3476

Edição

Seção

Artigos Originais