O ensino por competências na educação do profissional técnico de nível médio em enfermagem: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.357Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Educação profissionalizante, Educação baseada em competências.Resumo
Trata-se de uma Revisão Integrativa que buscou identificar na literatura se o ensino por competências é utilizado como método pedagógico no ensino profissionalizante de enfermagem no Brasil, bem como em caso afirmativo, suas implicações na formação de profissionais críticos e reflexivos. Foram utilizados artigos indexados nas bases de dados: LILACS, BDENF, IBECS E MEDLINE e no portal eletrônico SCIELO, publicados entre 2004 a 2012, nos idiomas: inglês, português e espanhol. Compuseram a amostra três artigos que responderam às questões norteadores deste estudo. Concluiu-se que o ensino por competências ainda é pouco utilizado no curso técnico de nível médio profissionalizante em enfermagem no Brasil e que as competências desenvolvidas referidas nas amostras foram das seguintes famílias: Organizar e dirigir situações de aprendizagem; Administrar a progressão das aprendizagens e Administrar sua própria formação contínua.
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Copyright (c) 2013 Roberta Aparecida Dias, Isabel Cristina Adão Schiavon, Ernani Coimbra de Oliveira, Isabella Cristina Moraes Campos
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O Termo de responsabilidade e acordo de transferência do copyright deverá ser redigido conforme o modelo disponibilizado pela revista logo abaixo, devendo ser anexado ao sistema de submissão. Aquisição de financiamento, coleta de dados, ou supervisão geral de grupos de pesquisa, somente, não justificam autoria. Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade. Também deverá ser anexada a carta de encaminhamento, conforme modelo abaixo.
TERMO DE COMPROMISSO E
ACORDO DE TRANSFERÊNCIA DO COPYRIGHT
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Cada autor deve ler e assinar este termo de compromisso e transferência de copyright do original.
1. Termo de compromisso:
Declaro que eu participei na elaboração do manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S) e que tenho plenos poderes em atender este termo.
Declaro que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob minha autoria está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico.
Declaro ainda, que não violei nem infringi nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Comprometo-me, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
Declaro estar ciente de que a RECOM aceita manuscritos com a participação de até 6 autores. Declaro que tive participação suficiente no trabalho para assumir a responsabilidade por: 1- parte do conteúdo, 2-pelo conteúdo total.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
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2. Transferência de Copyright: Declaro que, caso este manuscrito seja aceito, concordo que seu copyright estará transferido à posse exclusiva de Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM). Permito a reprodução parcial deste artigo, para uso pessoal, mas a referência bibliográfica original deverá ser citada.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Data:
Submetemos o manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S), para a apreciação pela Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM).
Informamos que nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso no mesmo e que se trata de um trabalho original, que não foi encaminhado para outro periódico impresso ou eletrônico no todo ou em parte.
Sendo necessário, nos disponibilizamos para fazer as alterações que forem recomendadas, por termos ciência das normas de publicação na RECOM.
Listar e solicitar a assinatura do(s) autor(es).