Estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar neonatal para enfermagem: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Juliana da Silva Garcia Nascimento Universidade de Uberaba - Minas Gerais
  • Maria Célia Barcellos Dalri Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Gabriel Segura Torres Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3572

Palavras-chave:

Reanimação Cardiopulmonar. Recém-nascido. Educação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar evidências científicas sobre as estratégias de ensino e aprendizagem quanto à ressuscitação cardiopulmonar neonatal utilizadas na atualidade para a enfermagem. Método: Revisão integrativa realizada, nas bases de dados National Library of Medicine, no National Institutes of Health, na Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, na Latin-American and Caribbean System on Health Sciences Information, Embase, por meio do aplicativo Rayyan. Resultados: Identificaram-se 244 estudos e selecionaram-se 21. Elaboraram-se as categorias: principais estratégias de ensino e aprendizagem sobre ressuscitação cardiopulmonar neonatal; efetividade das estratégias de ensino e aprendizagem e lacunas no processo de ensino e aprendizagem. As principais estratégias foram: programa Helping Babies Breathe; simulação em laboratório, simulação in situ; e associação de estratégias. Todas se apresentaram efetivas, para o processo de ensino e aprendizagem, e a lacuna identificada foi a dificuldade em reter o conhecimento adquirido. Conclusão: As estratégias são na maioria inovadoras e efetivas para o processo de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar neonatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestranda do Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Área de atuação: UTI Neonatal e Pediátrica.

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Universidade de Uberaba - Minas Gerais

Mestre em enfermagem. Docente no curso de graduação em enfermagem da Universidade de Uberaba - Minas Gerais.

Maria Célia Barcellos Dalri, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Professora Associada junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Gabriel Segura Torres, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Médico formado pela Universidad de Iberoamérica, Sán José, Costa Rica.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

de Oliveira, J. L. G., Nascimento, J. da S. G., Dalri, M. C. B., & Torres, G. S. (2019). Estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar neonatal para enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3572

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura