Representações sociais de gestantes que frequentam serviço especializado em gestações de alto risco

Autores

  • Sayonara Natália Ferreira Universidade Federal de São João Del Rei - CCO
  • Marina Pereira Lemos Universidade Federal de São João Del Rei - CCO
  • Walquíria Jesusmara Santos Universidade Federal de São João Del Rei - CCO

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3625

Palavras-chave:

Cuidado Pré-natal, Enfermagem, Gestação de Alto Risco.

Resumo

Objetivo: compreender as representações sociais e experiências das gestantes que frequentam serviços especializados em gestação de alto risco. Método: estudo qualitativo, realizado com mulheres em assistência pré-natal de um serviço público especializado em Gestação de Cuidados Especiais de um município mineiro de médio porte. A coleta de dados ocorreu, por meio de entrevista semiestruturada na qual se utilizou as noções da Teoria das Representações Sociais e os dados organizados, por meio da Análise Estrutural de Narração, para realizar a interpretação das respostas. Resultado: as representações encontradas estão em torno das ideias relacionadas ao risco presente nas gestações e à experiência vivenciada nos atendimentos realizados nos serviços de referência, emergindo da análise três categorias temáticas: representações relacionadas ao modelo biomédico, representações relacionadas ao medo e representações relacionadas à morte. Conclusão: como consequência desse estudo, foi possível evidenciar que as representações das gestantes de alto risco giraram em torno de sentimentos de medo relacionado à gestação e da morte em decorrência dos agravos da condição de risco, além da valorização do modelo biomédico e do profissional de medicina em detrimento do trabalho em equipe multiprofissional e da promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayonara Natália Ferreira, Universidade Federal de São João Del Rei - CCO

Academina de Enfermagem (9º período) pela UFSJ-CCO.

Marina Pereira Lemos, Universidade Federal de São João Del Rei - CCO

Academina de Enfermagem (8º período) pela UFSJ-CCO.

Walquíria Jesusmara Santos, Universidade Federal de São João Del Rei - CCO

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste, Dona Lindu, em Divinópolis/ MG . Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2001). Especializou-se em Enfermagem Obstétrica e Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando nos seguintes temas: Saúde da Mulher e Obstetrícia; HIV/aids; Saúde Coletiva e Saúde da Família.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Ferreira, S. N., Lemos, M. P., & Santos, W. J. (2020). Representações sociais de gestantes que frequentam serviço especializado em gestações de alto risco. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3625

Edição

Seção

Artigos Originais