Contato pele a pele e aleitamento materno: experiências de puérperas

Autores

  • Silvana Mendes Jung Hospital Regina
  • Fernanda Araujo Rodrigues Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.
  • Silvani Herber Hospital de Clínicas de Porto Alegre http://orcid.org/0000-0002-7067-0101

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3657

Palavras-chave:

Interação Mãe-Filho, Salas de Parto, Aleitamento Materno, Recém-Nascido, Enfermagem Neonatal.

Resumo

Objetivo: Descrever as experiências de puérperas quanto ao contato pele a pele com o recém-nascido, realizado na primeira hora de vida e o início do aleitamento materno. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, realizado com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com puérperas no Alojamento Conjunto de um hospital privado. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada. As informações foram submetidas à técnica de análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Foram elaboradas duas categorias: Contato pele a pele, na primeira hora de vida e os sentimentos vivenciados e Vivenciando o início do aleitamento materno. Observou-se que o contato pele a pele não fora realizado, conforme preconizado, mas, apesar disso, as participantes consideraram esse momento como importante, para auxiliar no início do aleitamento materno, pois se sentiram mais confiantes. Conclusão: Identificou-se que a instituição ainda utiliza um modelo intervencionista. Dessa forma, esta pesquisa foi relevante, pois poderá contribuir para a reflexão dos profissionais em relação aos cuidados prestados ao binômio mãe-bebê, possibilitando a qualificação das práticas do contato pele a pele e do aleitamento materno na primeira hora de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Mendes Jung, Hospital Regina

Graduação em Enfermagem pela Universidade FEEVALE. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER. Enfermeira do Hospital Regina

Fernanda Araujo Rodrigues, Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde- Enfermeira no Departamento de Regulação Estadual da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

Silvani Herber, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Título de Especialista em Terapia Intensiva Neonatal pela ABENT (2018). Especialista em Terapia Intensiva Neonatal (2019). Atuou como Enfermeira e Coordenadora de Pesquisa Clínica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2009-2012). Professora do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade FEEVALE (2012-2017). Enfermeira da Unidade de Neonatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2012-atual). Tem experiência no cuidado ao recém-nascido, criança e adolescente.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Jung, S. M., Rodrigues, F. A., & Herber, S. (2020). Contato pele a pele e aleitamento materno: experiências de puérperas. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3657

Edição

Seção

Artigos Originais