Atuação na oncologia pediátrica e a música como promotora de saúde: significados para os profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3788

Palavras-chave:

, Oncologia, Profissionais da Saúde, Promoção da Saúde, Música.

Resumo

Objetivo: Compreender os significados para os profissionais em trabalhar na oncologia pediátrica e em utilizar a música como promotora de saúde no ambiente hospitalar. Método: Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, fundamentado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Simbólico, realizado com 10 profissionais do setor da oncologia pediátrica do maior hospital regional infantil do Oeste catarinense. A coleta de dados ocorreu, por meio de uma entrevista semiestruturada com cada profissional. Os dados foram analisados conforme análise de conteúdo, direcionada para a categoria temática. Resultados: Trabalhar na oncologia pediátrica mostrou demandar dedicação dos profissionais, além da formação do vínculo para haver confiança e apoio entre equipe de cuidado, indivíduos hospitalizados e familiares. É um setor com possibilidades para promover saúde, por meio do conforto, orientações e pelas diversas ações que proporcionam distração, como a música. Conclusão: Atuar na pediatria oncológica é gratificante, com aprendizado constante, sendo que a música é um instrumento para promover saúde no setor, pois oportuniza o relaxamento, distração, reflexões, esperança e ânimo para aqueles que a ouvem, possibilitando humanização na assistência em saúde no ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó

Enfermeira, Doutora em Ciências, Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó-SC, Brasil. Em pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Simone dos Santos Pereira Barbosa, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó

Discente da 9º fase do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó- SC, Brasil.

Emanuelly Luize Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem na UFSC, Florianópolis-SC, Brasil.

Débora Ceccatto, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó

Discente da 5ª fase do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó- SC, Brasil.

Kelly Cristina de Prado Pilger, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó

Discente da 3ª fase do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Chapecó- SC, Brasil.

Angélica Zanettini, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó

Enfermeira, especialista em cardiologia pela UPF, Mestranda no programa de pós graduação em ciências da saúde da Unochapecó e Docente substituta da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó- SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Barros de Souza, J., dos Santos Pereira Barbosa, S., Martins, E. L., Ceccatto, D., de Prado Pilger, K. C., & Zanettini, A. (2020). Atuação na oncologia pediátrica e a música como promotora de saúde: significados para os profissionais. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3788

Edição

Seção

Artigos Originais