Vacinação contra influenza no enfrentamento da pandemia de COVID-19: relato de uma experiência e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3790

Palavras-chave:

Infecções por Coronavirus, Vacinas contra Influenza, Colaboração Intersetorial, Práticas interdisciplinares, Aprendizagem.

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de pós-graduandos na campanha de vacinação contra a Influenza e refletir sobre os aspectos relacionados à aprendizagem que decorreram deste processo. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de dois estudantes de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública que participaram da primeira etapa da 22ª Campanha de Vacinação contra Influenza, voltada à população com 60 anos ou mais e aos profissionais de saúde. Resultados: A participação dos pós-graduandos, na campanha de vacinação contra Influenza, que também se estabeleceu como uma das estratégias de enfrentamento da pandemia por COVID19, possibilitou um olhar crítico-reflexivo e o reconhecimento dos limites e das potencialidades do sistema local de saúde. Experiências como essas são estimuladoras pela diversidade dos cenários de prática e por propiciarem a imersão em situações-problemas reais, estratégia que possibilita a consolidação da aprendizagem. Conclusão: Destacam-se os esforços e a parceria entre ensino e serviço, o que promove maior efetividade às atividades de atenção em saúde, como também impacto à formação do estudante, por meio da qualificação profissional, oportunizando desenvolvimento de atividades com uma equipe multiprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Henrique Teixeira Fumagalli, Mestrando do Programa de Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com projetos na área de Odontologia Social e Preventiva. Participação no Cinquentenário do "Projeto Rondon" com Ministério da Defesa, na "Operação Cachimbo". Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP através do Programa de Residência Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde. Mestrando em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, com atuação em trabalho multiprofissional e práticas colaborativas.

Graciano Almeida Sudré, Doutorando do Programa de Pós Graduação de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Aperfeiçoamento em Processos Educacionais em Saúde pelo IEP - Hospital Sírio Libanês (2016). Especialista em Saúde da Família pelo CESUR - Anhanguera Educacional (2009). Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Especialista em Processos Educacionais em Saúde com Ênfase em Metodologias Ativas pelo IEP - Hospital Sírio Libanês (2014). Especialista em Processos Educacionais em Saúde com Ênfase em Avaliação por Competência pelo IEP - Hospital Sírio Libanês (2017). Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Mestre em Gestão da Clínica pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública. Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis.

Silvia Matumoto, Professora Associada Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Enfemagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003) e Livre-docência pela EERP-USP (2017). Atualmente é Professor Associado - MS - 5 no Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. É membro do NUPESCO - Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva Profa. Dra. Maria Cecília Puntel de Almeida. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem em saúde coletiva, atenção primária em saúde, saúde da família, processo de trabalho em saúde e micropolítica, organização de serviços de saúde e educação permanente em saúde.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Fumagalli, I. H. T., Sudré, G. A., & Matumoto, S. (2020). Vacinação contra influenza no enfrentamento da pandemia de COVID-19: relato de uma experiência e reflexões. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3790

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica