Representações sociais de mulheres idosas sobre o envelhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3821

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idoso, Mulheres, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Apreender as representações sociais de mulheres idosas sobre o envelhecimento. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa e fundamentada na Teoria das Representações Sociais. O estudo foi realizado com 10 idosas, utilizando como coleta de dados um Formulário Sociodemográfico e a entrevista em profundidade. O material discursivo foi organizado com o auxílio do software IRAMUTEQ 0.7 e analisado por meio da interpretação da Análise de Similitude. Resultados: O termo não foi o que mais se destacou e apresentou um maior número de conexões com os termos: andar, direito, passear, sair, conversar, amigo, missa, igreja, querer, sentir, pensar, cuidar, olhar, comportamento, dentro-casa, antes, agora, diferença. Desse modo, as idosas ancoraram o termo envelhecimento às perdas funcionais e limitações, relacionadas a atividades que não conseguem mais realizar devido ao envelhecimento. As idosas também ancoraram o envelhecimento principalmente nos aspectos negativos físicos (doença, osteoporose, remédio, cansaço), psicológicos (triste, estresse, medo, sofrer) e sociais (desrespeitar, abandonar, respeitar, criar, filho, neto). Conclusão: Por fim, a Enfermagem pode desenvolver cuidados e ações educativas a partir das demandas sociais identificadas pelas representações sociais das mulheres idosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hanna Gadelha Silva

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Jéssica de Menezes Nogueira

Enfermeira pela UECE. Doutorado em Enfermagem pela Escola Anna Nery de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Edson Batista dos Santos Junior

Enfermeiro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutorando em Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde da UECE.

Daisy Teresinha Reis Coutinho

Enfermeira pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela UECE. Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE.

Maria Célia de Freitas

Enfermeira pela UECE. Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Docente da UECE.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Gadelha Silva, H., de Menezes Nogueira, J., Batista dos Santos Junior, E., Reis Coutinho, D. T., & de Freitas, M. C. (2020). Representações sociais de mulheres idosas sobre o envelhecimento. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3821

Edição

Seção

Artigos Originais