Fatores perinatais associados ao desconforto respiratório do recém-nascido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3960

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Assistência Perinatal, Síndrome do Desconforto Respiratório do Recém-nascido, Morbidade, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar a prevalência e fatores perinatais associados ao desconforto respiratório em neonatos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em Cuiabá, Mato Grosso. Método: Estudo transversal, analítico, retrospectivo, com coleta dos dados entre os meses de outubro e dezembro de 2019, em 844 prontuários de recém-nascidos internados entre 2014 e 2018. Utilizou-se a Regressão de Poisson, considerando significância de 0,05 (p<0,05). Resultados: do total de neonatos, 49,05% foram diagnosticados com desconforto respiratório. A prevalência da doença foi 60% maior entre os pré-termos, 36% maior entre os que apresentaram histórico de uso materno de esteroide antenatal e 25% maior entre os de baixo peso ao nascer. Observou-se, ainda, que a prevalência do uso de capacete de oxigênio, pressão positiva contínua nas vias aéreas e dieta parenteral foi 91%, 89% e 18% maior entre os neonatos com a doença. No entanto, o uso de fórmulas e leite materno em neonatos com desconforto respiratório foi 85% e 62% menor do que os neonatos que não apresentavam tal condição. Conclusão: Indica-se maior atenção da equipe de saúde e gestores, uma vez que o conhecimento desses fatores poderá auxiliá-los no planejamento de ações para consolidação da rede de atenção perinatal, com reestruturação e qualificação dos processos assistenciais no pré-natal, parto e nascimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Blanco Silva Bernardino, Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Docente da Faculdade de Enfermagem. Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do grupo de estudos em saúde da criança e do adolescente.

Danielly Silva Rodrigues, Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda da Faculdade de Enfermagem

Millena Mikaella Sousa Santos, Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda da Faculdade de Enfermagem

Mariana Camargo Tanaka, Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstetrícia e Neonatologia. Mestranda do PPG/ENF da Universidade Federal de Mato Grosso

Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Docente de Enfermagem. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso.

Maria Aparecida Munhoz Gaíva, Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Pesquisadora associada no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Bernardino, F. B. S., Rodrigues, D. S., Santos, M. M. S., Tanaka, M. C., Freitas, B. H. B. M. de, & Gaíva, M. A. M. (2020). Fatores perinatais associados ao desconforto respiratório do recém-nascido. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3960

Edição

Seção

Artigos Originais